VOLTAR

Ministro prevê 'batalha dificílima' em terra awá

O Globo, O País, p. 8
23 de Ago de 2013

Ministro prevê 'batalha dificílima' em terra awá
Carvalho diz que retirada de invasores de área indígena no MA não será fácil

EVANDRO ÉBOLI
eboli@bsb.oglobo.com.br

Ministros e outras autoridades do governo criticaram ontem a ofensiva da bancada ruralista para alterar a legislação e retirar direitos dos povos indígenas. Um dos focos de tensão citados no encontro, que reuniu ministros e lideranças indígenas em Brasília, foi a retirada de invasores da terra awá-guajá no Maranhão.
O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência, sem citar os ruralistas, afirmou que está sendo vítima dos opositores da causa indígena e disse que a desintrusão (retirada dos invasores) da terra awá será uma batalha difícil. Naquela área, vivem índios isolados e que estão ameaçados. Eles foram tema de reportagem do GLOBO no início deste mês.
- Estamos sendo vítimas dos que são contra a causa indígena. No tempo do Collor e do Fernando Henrique, era mais fácil demarcar. Tinha muita terra. E restou o que era mais difícil. Não sabem a guerra que foi enfrentar a demarcação de Raposa Serra do Sol (em Roraima). Agora os awá-guajá, que será uma batalha dificílima. - disse Carvalho.

O Globo, 23/08/2013, O País, p. 8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.