VOLTAR

Ministro norueguês visita o povo Yanomami

Site Oficial da Noruega no Brasil
Autor: Lisa Elstad e Kristian Bengtson
19 de Nov de 2007

Interesse mútuo a respeito da importância do manejo sustentável dos recursos naturais.

O Ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Internacional da Noruega, Erik Solheim, visitou nos dias 10 e 11 de novembro o povo Yanomami no estado de Roraima.

O ministro e os representantes indígenas concordaram sobre a importância do manejo sustentável das florestas tropicais.

Interesse mútuo

A Terra Indígena Yanomami não só abrange em torno de 12.500 índios Yanomami, mas também é reconhecida por sua alta relevância em termos de proteção da biodiversidade amazônica. Apesar disso, em várias regiões, as tradicionais atividades yanomami de caça, coleta e agricultura sofrem pela degradação da natureza, parcialmente provocada pela invasão garimpeira dos anos 80 e 90. Hoje, as associações Yanomami lutam por seus direitos de terem uma vida mais autônoma, o que inclui o manejo sustentável dos recursos naturais, sistema de educação e atendimento de saúde diferenciada, entre outras coisas.

O Ministro do Meio Ambiente da Noruega também tem interesse em cuidar das florestas tropicais. Durante a visita da ministra Marina Silva à Noruega em outubro, Solheim declarou que o desmatamento e queimadas de florestas tropicais são uma das causas do efeito estufa, além da queima de combustíveis fósseis.

Ameaçado de morte

Na comitiva do ministro, que visitou Roraima, estavam oficiais, jornalistas noruegueses, representantes da ONG Rainforest Foundation Norway, além da Embaixadora da Noruega, Turid Eusébio e outros profissionais da embaixada, que confirmaram alguns dos motivos pelos quais o apoio da Noruega à causa Yanomami continua sendo importante.

Atualmente, ainda há fazendas ilegalmente localizadas dentro de terras indígenas já demarcadas, mesmo que a Terra Indígena Yanomami tenha sido homologada já em 1992. Na região de Ajarai, o clima é de tensão, e o porta-voz dos Yanomamis, Davi Kopenawa, recentemente foi ameaçado de morte.

Tradição de apoio

A Noruega tem tradição em apoiar povos indígenas no Brasil, e o país foi um dos primeiros a ajudar a causa dos Yanomamis.

A Noruega continua sendo um dos maiores contribuidores das organizações que lutam pela causa Yanomami, por meio do Programa Norueguês para os Povos Indígenas, da Agência Norueguesa de Cooperação e Desenvolvimento (Norad) e da organização Rainforest Foundation da Noruega. Recursos dessas entidades são transmitidos para a ONG brasileira Comissão Pro-Yanomami (CCPY), e para a recentemente fundada Hutukara Associação Yanomami.

O apoio visa fortalecer a capacidade institucional dessas entidades de monitorarem e gerenciarem as atividades vitais para a sobrevivência física e cultural dos Yanomami, incluindo território, saúde, educação e o trabalho para uma administração sustentável dos recursos da floresta.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.