VOLTAR

Ministro do Meio Ambiente alemão visita Unidades de Conservação no oeste do Pará

IBAMA
Autor: Christian Dietrich
05 de Mai de 2008

As comunidades de Jamaraquá, na Floresta Nacional do Tapajós, e de Suruacá, na Reserva Extrativist Tapajós-Arapiuns, receberam na última quarta-feira, a visita do Ministro do Meio Ambiente e Segurança Nuclear da Alemanha, Sigmar Gabriel, e sua comitiva, composta por deputados do parlamento alemão e representantes de ONGs. A Ministra Marina Silva não pôde comparecer ao evento, e foi representada pela secretária de Biodiversidade e Florestas do MMA, Maria Cecília Wey de Britto. O objetivo da visita foi conhecer de perto o modo de vida das comunidades ribeirinhas daAmazônia, onde a cooperação alemã patrocina diversos projetos.

A comitiva partiu pela manhã de Alter do Chão, de barco rumo à Flona do Tapajós, os visitantes conheceram a comunidade de Jamaraquá, onde assistiram uma apresentação de carimbó, conheceram o artesanato,produtos do extrativismo e fizeram uma pequena caminhada por uma trilha de ecoturismo conduzidos por comunitários treinados como guias. As atividades são estimuladas pelo Ibama/ProManejo, com recursos do PPG7, no intuito de melhorar as condições de vida nas comunidades, através do incremento na renda, gerado por atividades não madeireiras como as citadas e a produção de óleos essenciais e de produtos diferenciados em látex. Sigmar Gabriel extraiu a seiva da seringueira, orientado por um comunitário, e recebeu como presente produtos da Comunidade.

De tarde, do outro lado dos dezesseis quilômetros de largura do Rio Tapajós, na Resex Tapajós-Arapiuns, os integrantes da comitiva foram recebidos com uma chuva de flores pelos moradores de Suruacá. Lá conheceram o sistema de abastecimento de água, construído com apoio do Ministério da Cooperação da Alemanha, e participaram de uma reunião no telecentro da comunidade, onde além das apresentações de costume, ouviram um pedido de investimento numa necessidade apontada pela comunidade: energia. O ministro alemão, a secretária de Biodiversidade e Florestas do MMA, o secretário de Meio Ambiente do Pará, Valmir Ortega, e a Prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins, também presentes no evento, plantaram quatro árvores, em frente à igreja da comunidade.

Durante a viagem, o gerente Executivo do Ibama em Santarém, Daniel Cohenca, explicou aos visitantes a missão do instituto na região, abordando os problemas ambientais, econômicos e sociais da região oeste do Pará, e dando uma dimensão dos desafios da gestão ambiental, através do monitoramento, da fiscalização ambiental e do estímulo às atividades econômicas compatíveis com a sustentabilidade. Rosária Sena e Daniel Penteado, chefes da Resex Tapajós-Arapiuns e da Flona Tapajós respectivamente, também falaram sobre as Unidades de Conservação, sobre as comunidades e sobre a gestão participativa nas mesmas. Gabriel ficou impressionado com as dimensões das Unidades Conservação na região oeste do Pará, em média 700.000 hetares, "isso é uma área vinte vezes maior do que o maior parque nacional da Alemanha", afirmou. A visita às comunidades foi incluída na agenda da visita ao Brasil a pedido do ministro, que juntamente com sua comitiva, está aqui desde a semana passada, reunindo-se com seus pares no país, como preparativo para a 9ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-9), que acontece em Bonn na Alemanha, no final deste mês. A questão dos biocombustíveis foi o principal dos temas discutidos nas reuniões entre o ministro alemão e sua colega brasileira Marina Silva.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.