VOLTAR

Ministro diz ter 'convicção' de que incêndio na Chapada dos Veadeiros foi criminoso

O Globo - https://oglobo.globo.com/
Autor: EDUARDO BARRETTO
30 de Nov de 2017

Ministro diz ter 'convicção' de que incêndio na Chapada dos Veadeiros foi criminoso
Sarney Filho pediu punição aos responsáveis pela queimada, ocorrida em outubro

O Globo - Por Eduardo Barretto

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, disse estar convicto de que foi criminoso o incêndio ocorrido em outubro no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Nesta quinta-feira, Sarney Filho pediu punição aos responsáveis pela queimada, que atingiu uma área equivalente a 65 mil campos de futebol. Ele afirmou acreditar que houve represália de proprietários de terras locais.

- Eu tenho uma convicção íntima de que realmente os incêndios lá foram criminosos - declarou o chefe do Meio Ambiente. Ele ainda afirmou que visitaria a região do Parque quando foi ampliado, em junho, mas foi desaconselhado por seguranças devido ao clima "hostil".

De acordo com Sarney Filho, o incêndio começou depois de aceiros - cortes na mata para evitar o prosseguimento do fogo, tirando-se o combustível da queimada -, e isso o leva a crer que o ato foi premeditado.

- Tinham se tomado algumas precauções fazendo aceiros, aquelas áreas desmatadas para o fogo não passar. E o fogo pegou depois do aceiro, segundo me foi informado. Então isso aí é uma coisa intencional - emendou, defendendo que a queimada foi "retaliação" pelo aumento do Parque. Sem citar nomes, Sarney Filho pediu punição "à altura do dano que eles causaram ao meio ambiente e à vida no planeta Terra".

Desde o incêndio - que durou de 17 a 29 de outubro e queimou 65 mil campos de futebol, o equivalente a um terço do parque - autoridades têm defendido a tese de que houve crime, intencional ou não. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente de Goiás já deram declarações nessa linha. Como trata-se de um parque nacional, as investigações competem à Polícia Federal.

https://oglobo.globo.com/brasil/ministro-diz-ter-conviccao-de-que-incen…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.