VOLTAR

Ministro da Saúde ouve povos indígenas de Rondônia

Kanindé - http://www.kaninde.org.br/
Autor: Ivaneide Bandeira Cardozozo
13 de Out de 2011

Um simpático e acessível ministro de estado, na cidade de Cacoal, em uma manhã quente de sábado parecia algo inacreditável.

A quem devemos agradecer? Ao nosso prefeito Padre Franco, aos políticos, ao povo de Cacoal?

Lamentamos naquela ocasião especial apenas o esquecimento dos índios. Autoridades indígenas não foram chamadas a compor o rol das autoridades. Por que? Esquecidos. Como sempre. Certamente por ocasião das eleições serão lembrados.

Graça à assessoria do Parlamento Povo Paiter Surui, no meio da multidão, dos políticos tentando sair, se afogando por quase falta de oxigênio ali respirado por pessoas para marcar alguns minutos de conversa com Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Apesar de outra articulação ao favor desses povos, os políticos da região se omitiram. Mas, fingimos que não queríamos entender essa omissão.

Passou cerimônia da inauguração do Hospital São Daniel Comboni e o momento da imprensa local com o Ministro. Parece que o Alexandre Padilha conhecia a pessoa do Líder Maior do Povo Paiter. Quando o viu no corredor, ele foi em direção ao Líder e o chamou Almir Surui pelo nome e o abraçou. E ele disse: "Almir, daqui a pouco vou ter um encontro com vocês". Percebemos que ele é uma pessoa atenciosa e, apesar do alto cargo que ocupa, não tem problema em falar com as pessoas simples.

A pessoa que estava por perto olhou para líder indígena, com olhar de que queria dizer, "Uai, ministro conhece índio?". Logo as pessoas já queriam tirar as fotos com o líder indígena.

Após o momento de imprensa, chegou o momento do encontro. Estavam esperando por ele, o Povo Paiter Surui, o representante do Povo Mamaidê, do Povo Terena de Pimenta Bueno e do Povo Gavião. Chegando à sala, o Ministro se espanta, e diz "sala cheia de liderança".

Essas lideranças dizem ao ministro com seus olhares, não precisa ter medo, apenas queremos diálogo e contribuir para gestão da política pública.

O povo reconheceu a agenda corrida do Ministro, e apenas tiveram alguns minutos de conversa. No momento da conversa foi pedido por parte dos indígenas: 1) exoneração da atual coordenadora da DSEI, por irregularidade e precariedade da saúde indígena; 2) envio da equipe técnica para fazer diagnóstico da saúde nas aldeias do povo paiter e dos demais povos; e para fazer auditoria na administração de DSEI/Vilhena.

No evento foram entregues também, ofícios dos pedidos anteriores ao Presidente da SESAI, Antônio Alves, da promessa não cumprida. Após isso, o Ministro prometeu que iria chegar a Brasília e a primeira coisa que faria era conversar e organizar os técnicos para esse afim.

Em resultado desse encontro, o Parlamento Paiter, elaborou um ofício e encaminhou para o ministro, o presidente da SESAI, o coordenador da DSEI e do CONDISI/Vilhena.

http://www.kaninde.org.br/?pag_id=18&p=1120

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.