VOLTAR

Ministro da Justiça recebe programa para desenvolvimento étnico do índio no Amazonas

Jornal do Commercio-Manaus-AM
05 de Fev de 2004

A entrega ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, do Programa Amazonas Indígena abre oportunidade para o etnodesenvolvimento indígena no Estado

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, estará recebendo, à tarde das mãos do secretário de SDS (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas), Virgílio Viana e do presidente da Fepi (Fundação Estadual de Política Indigenista), Bonifácio José (etnia baniwa) o Programa Amazonas Indígena.

O governo do Estado marcou uma audiência com o ministro para apresentação e entrega desse documento que contém o programa de etnodesenvolvimento indígena do Amazonas.

O objetivo das lideranças indígenas daqui para frente é ter uma resposta mais concreta do governo federal quanto aos compromissos da União com as comunidades indígenas amazonenses.

Estarão presente na audiência com o ministro o presidente da Coiab, Jecinaldo Barbosa (etnia saterê-mawé) e o presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes.

Questão indígena

O objetivo da entrega do programa Amazonas Indígena ao ministro da Justiça está diretamente ligado ao vínculo institucional que a questão indígena, por meio da Funai, tem com o Ministério da Justiça. "Queremos mostrar nossa contribuição com o governo federal para elaboração de um plano mais amplo e concreto da União com a questão indígena", disse Bonifácio José da Fepi.

No Amazonas, a elaboração do Programa Amazonas Indígena foi toda conduzida por meio da gestão participativa do governo Eduardo Braga. "Podemos mostrar que hoje em dia nós índios podemos ser donos do nosso próprio processo de desenvolvimento e a prova disso foram as conferências indígenas realizadas nas principais comunidades do Amazonas e que resultaram na Conferência Estadual dos Povos Indígenas no ano passado", explicou Bonifácio.

Metas da Fepi

Outra meta da equipe da Fepi e demais lideranças indígenas em Brasília está ligada também à consolidação de parcerias para implementação de ações do Programa Amazonas Indígena. Neste viés a Fepi está trabalhando no sentido de captar recursos para programas de desenvolvimento nos setores da educação, saúde, geração de renda e emprego, segurança, moradia e outros.

Lideranças permanecem em Brasília até terça

As lideranças indígenas do Amazonas permanecem em Brasília até a terça-feira da próxima semana quando será instalado o Grupo de Trabalho Indígena, que está sendo criado pela Presidência da República, com o objetivo de propor uma política indigenista nacional adequada para esses povos.

Na sexta-feira as lideranças indígenas reunirão com representantes do Ministério da Integração Nacional sobre o projeto de arranjo produtivo de artesanato no Alto Solimões e Secretaria de Direitos Humanos sobre iniciativa de capacitação indígena nesta área com objetivo de viabilizar o Projeto Cidadania Indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.