VOLTAR

Ministro da Justiça declara terra indígena La Klaño - Ibirama do povo Xokleng

CIMI-Brasília-DF
14 de Ago de 2003

Depois de inúmeras manifestações e exigências do Povo Xokleng e demais Povos do Sul do Brasil, de que fossem cumpridos os dispositivos constitucionais no que tange a demarcação e garantia das terras, o ministro da Justiça, Márcio Thomas Bastos declarou, nesta quarta-feira (13/08), como área indígena de ocupação tradicional a Terra La Klaño do Povo Xokleng, localizada no estado de Santa Catarina. A decisão ainda não foi publicada no Diário Oficial da União.

O Povo Xokleng está em festa e a partir de hoje começa a luta para que a área seja desintrusada e que a Funai inicie o processo de pagamento das indenizações das benfeitorias consideradas de boa fé dos ocupantes não indígenas, bem como que o Incra providencie o reassentamento dessas pessoas. Segundo levantamento da Funai existe no local 409 famílias de não-índios vivendo na terra indígena.

A área do Povo Xokleng é de aproximadamente 37 mil hectares e com perímetro de 110 quilômetros, localizada nos municípios de Doutor Pedrinho, Itaiópolis, José Boiteux e Vitor Meireles no estado de Santa Catarina. Após a demarcação física que será feita pela Funai, a terra indígena deverá ser homologada pelo presidente da República.

As reações contrárias a este ato administrativo são intensas no estado de Santa Catarina, principalmente vindas de setores políticos e do governo do Estado, anunciando que exigirá a revogação da portaria e revisão dos limites da terra indígena. O Povo Xokleng está vigilante e não permitirá que ocorra retrocesso no processo de regularização da terra.

Os Povos Indígenas do Sul do Brasil aguardam que o Ministro da Justiça publique o mais breve possível as portarias declaratórias das terras Toldo Imbu (SC) e Palmas (PR) do Povo Kaingang e Cantagalo (RS) do Povo Guarani, visto que todos os procedimentos administrativos de identificação das referidas áreas foram concluídos no ano de 2002.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.