VOLTAR

Ministro da Dinamarca quer floresta protegida

O Globo, Ciência, p. 32
11 de Set de 2009

Ministro da Dinamarca quer floresta protegida
Em encontro com empresários, ele elogia luta contra desmatamento e defende o pré-sal

Soraya Aggege

O ministro do Meio Ambiente da Dinamarca, Troels Lund Poulsen, afirmou ontem, em reunião com empresários da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que o Brasil pode ter um papel decisivo no acordo climático mundial previsto para dezembro, em Copenhague, mas ressaltou que o país deve se preocupar com o desmatamento de suas florestas.

- Conversei com o ministro Carlos Minc e soube dos planos brasileiros. Estou feliz, porque o Brasil está trabalhando nesse sentido. Mas serão negociações duras - disse, referindo-se à meta brasileira de cortar 30% das emissões de gases até 2020, enquanto os grandes emissores, como Estados Unidos e Japão falam em 15% e 25%.

Perguntado sobre os possíveis efeitos danosos do présal, o ministro foi enfático:
-Na Dinamarca, nós também temos uma indústria de petróleo e mostramos, nos últimos 25 anos, que é possível ter um grande crescimento econômico e também proteger o meio ambiente. Então, não há uma contradição entre petróleo e a proteção do meio ambiente.

Os empresários disseram ao ministro da Dinamarca que se há realmente um empenho dos países ricos em reduzir as emissões, sua primeira tarefa seria acabar com as taxações para o etanol brasileiro.

- Os países desenvolvidos não devem impedir o nosso crescimento - disse o vice-presidente da Fiesp, João Guilherme Ometto

O Globo, 10/09/2009, Ciência, p. 32

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.