VOLTAR

Ministro Carlos Minc visita Floresta Nacional do Tapajós

ICMBio - www.icmbio.gov.br
17 de Set de 2008

O ministro do Meio Ambiente Carlos Minc e o primeiro-ministro norueguês Jens Stolternberg visitam nesta quarta e quinta-feira (16 e 17) a Floresta Nacional do Tapajós, unidade de conservação federal do Instituto Chico Mendes localizada no Pará. O objetivo da visita é conhecer a unidade e as modalidades de uso sustentável da floresta, como a extração de látex.

O chefe da Floresta Nacional, Daniel Penteado, fará apresentação sobre a gestão da unidade às autoridades. Cerca de 80 famílias residem na floresta, e realizam atividades de artesanato e produção da borracha, esta última com apoio da Universidade de Brasílai (UnB).

A Floresta Nacional do Tapajós foi criada em fevereiro de 1974, com uma área aproximada de 545 mil hectares. Localizada no oeste do Estado do Pará, nos municípios de Belterra, Aveiro, Rurópolis e Placas, o seu acesso se dá pela BR-163, partindo do município de Santarém e pelo rio Tapajós.

A Floresta Nacional é uma área com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas, criada com o objetivo de uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável, sendo permitida a permanência de população tradicional existente quando da sua criação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.