VOLTAR

Ministra Marina Silva fala bobagens, diz senador do Mato Grosso

Agência Senado-Brasília-DF
12 de Nov de 2003

O senador Juvêncio da Fonseca (PDT-MS) criticou nesta quarta-feira (12) a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, por ter considerado "faraônico" o Programa Pantanal, durante visita oficial que fez há uma semana ao Mato Grosso do Sul. Criado há dez anos com o objetivo de levar infra-estrutura há 29 municípios e fomentar projetos de inclusão social das populações indígenas e ribeirinhas da Bacia do Alto Paraguai, o programa prevê investimentos de US$ 400 milhões, que a ministra quer reduzir para US 120 milhões.

- Se a ministra deu-se ao trabalho de se deslocar de Brasília ao Mato Grosso para falar bobagens, seria melhor ter ficado em seu gabinete - disse Juvêncio, citando editorial do jornal Correio do Estado , de Campo Grande.

As declarações da ministra sobre o Programa Pantanal levaram o jornal a descrer da efetivação dos investimentos, ainda que reduzidos. Ainda utilizando o editorial, o senador alertou para o atraso na implantação de obras que evitem a continuidade do processo de degradação ambiental em todo o Pantanal.

O senador também lamentou que o enorme potencial turístico da região não esteja sendo aproveitado e recebeu o apoio dos senadores Romeu Tuma (PFL-SP), Almeida Lima (PDT-SE), Magno Malta (PL-ES), Ramez Tebet (PMDB-MS) e Maguito Vilela (PMDB-GO). Este último demonstrou esperança de que o governo se sensibilize para as necessidades das áreas a serem atingidas pelo programa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.