VOLTAR

Ministérios debatem agrobiodiversidade

MMA - www.mma.gov.br
Autor: Carine Corrêa
23 de Ago de 2010

Para tratar de temas e projetos relacionados ao Programa de Conservação, Manejo e Uso Sustentável da Agrobiodiversidade, técnicos e diretores dos ministérios do Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social, da Embrapa e do Conselho de Segurança Alimentar (Consea) se reuniram nesta segunda-feira (23), no MMA.

Os participantes debateram temas como o fortalecimento e a valorização de iniciativas territoriais de uso sustentável da biodiversidade; implantação de sistemas comunitários de conservação e uso da agrobiodiversidade; fomento às práticas de manejo desenvolvidas por agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais; desenvolvimento da agricultura orgânica e uso da biodiversidade para melhoria da nutrição e do bem estar humano, dentre outros assuntos.

O secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Egon Krakhecke, disse que o encontro é fundamental para se estabelecer uma sinergia entre diferentes setores, instituições e ações relacionadas ao Programa da Agrobiodiversidade, que, segundo ele, já vem dialogando com um conjunto de iniciativas do governo federal.

"Durante a gestão do presidente Lula houve uma atenção especial para povos e comunidades tradicionais, bem como para a agroecologia. Isso vem contribuindo para o resgate de uma grande dívida social que perdura há muito tempo e que agora começa a ser solucionada", argumentou Krakhecke.

Já Maria Emília Lisboa Pacheco, integrante do Consea e da Comissão Permanente de Segurança Alimentar, abordou os direitos dos agricultores e a convergência dos mesmos com a biodiversidade.

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&idEstrutura=…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.