VOLTAR

Ministério Público quer evacuar cidade construída em reserva indígena

Rondonotícias-Porto Velho-RO
04 de Dez de 2003

O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) fez um apelo ao Ministério Público para que reveja sua decisão de evacuar a cidade de Pacaraima, em Roraima, sob a alegação de que a cidade está construída em terras que pertencem a uma reserva indígena.

Para o senador, a decisão fere a lógica da necessidade reconhecida de ocupar as terras fronteiriças do norte do Brasil, para minorar as operações de contrabando de armas e o tráfico de drogas que acontecem nessa região de fronteira do Brasil com a Venezuela. Seria mais fácil, e lógico, retirar o perímetro urbano da cidade das terras da reserva indígena do que obrigar centenas de pessoas a abandonar suas casas e pertences, disse o senador.

Mozarildo afirmou que o juiz federal Girão Barreto notificou o estado de Roraima e o município de Paracaima para que tomem providências contra a decisão do Ministério Público. Segundo Mozarildo, tendo em vista a baixa densidade do povoamento em toda a fronteira norte do Brasil, seria bem melhor para o país manter os habitantes da cidade em suas residências do que aumentar o vazio nessa região de fronteira com a Venezuela.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.