VOLTAR

Ministério Público Federal vai investigar biopirataria

O Liberal-Belém-PA
31 de Jan de 2003

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou o tráfico ilegal de animais e plantas silvestres da fauna e flora brasileiras, foi aprovado ontem na Câmara dos Deputados. O relator geral, deputado Sarney Filho (PV-MA), está pedindo ao Ministério Público Federal que investigue as atividades de 83 pessoas físicas e jurídicas nacionais e estrangeiras suspeitas de envolvimento com a biopirataria, extração ilegal de madeira com a participação de servidores públicos de órgãos ambientais e membros de organizações não-governamentais (ONGs).

Entre os suspeitos citados no documento e um dos alvos da investigação federal está o pesquisador holandês, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Marcus Gerardus Maria van Roosmalen; a mulher dele Lambertha van Roosmalen e os filhos Thomas e Vasco van Roosmalen, assim como a ONG por eles comandada, a Associação Amazônica para Preservação de Áreas de Alta Biodiversidade

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.