VOLTAR

Ministério do Meio Ambiente fará em agosto seminário sobre Parque do Tumucumaque

Jornal do Dia-Macapá-AP
08 de Abr de 2003

O governador Waldez Góes (PDT) anunciou na sexta-feira (04) que ainda neste primeiro semestre deverá acontecer uma reunião entre o Ministério do Meio Ambiente e técnicos do Governo do Amapá, para definir a agenda que deverá ser executada durante um seminário que está previsto acontecer em agosto deste ano, cujo tema será o Parque das Montanhas de Tumucumaque.
Do referido seminário, além do Governo do Amapá e do Ministério do Meio Ambiente, deverão participar os cinco municípios envolvidos na questão do parque e algumas instituições nacionais e internacionais. Na reunião preliminar será decidido quanto aos agentes que deverão se incorporar a essa discussão.
Segundo Waldez Góes, o seminário deverá acontecer em agosto, tendo em vista que em setembro haverá no Amapá o Seminário Internacional da Biodiversidade, do qual participarão sete a oito países da região amazônica. Esse seminário será coordenado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), com a participação do Governo do Amapá e Ministério do Meio Ambiente. Os resultados do Seminário do Parque do Tumucumaque, em agosto, deverão servir de subsídios para o Seminário da Biodiversidade. O governador ressaltou ainda que dentro das discussões sobre Tumucumaque, poderão ficar niveladas três questões básicas, que são: a primeira com relação ao passivo, já que o governo criou e estabeleceu algumas coisas; segundo, com relação ao plano para o parque, que compreende o desenvolvimento e pesquisa para o Parque Nacional de Tumucumaque, e finalmente o terceiro, que se entende como um plano de desenvolvimento para a área do entorno do Parque das Montanhas de Tumucumaque. Garante o governador que no mínimo esses três pontos serão fundamentalmente fixados para a pauta do seminário de agosto.
Lembrou ainda o governador sobre uma proposta da ministra Marina (Meio Ambiente) quando senadora, que deverá ser votado pela Câmara, com relação Fundo de Participação dos Estados (FPE), que é altamente interessante para o Estado do Amapá. A proposta diz que "os Estados do Brasil passam a receber FPE (Fundo de Participação dos Estados) diferenciado, levando-se em conta o tamanho de áreas protegidas que tiverem".
Portanto, o governador vai mobilizar a bancada federal do Amapá para que assim proceda com as demais bancadas, a fim de que os Estados envolvidos possam receber esse benefício. Como o Amapá teve grande percentual de sua área atingida pelo parque, alem dos outros já existentes, o Estado será altamente beneficiado com a proposta da ministra, que ela continua defendendo mesmo agora.
(-Jornal do Dia-Macapá-AP-08/04/03)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.