VOLTAR

Ministério do Meio Ambiente e IBAMA realizam em Carolina audiência pública

Folha do Maranhão do Sul
24 de Mai de 2006

Com as presenças da superintendente do Ministério do Meio Ambiente no Maranhão, dra. Marluze Pastor Santos, e da representante do escritório do IBAMA na região tocantina, cuja sede está localizada em Imperatriz, dra. Ligia Tchaicka, do promotor público de Carolina, dr. Jadilson Cirqueira, do prefeito municipal, sr. João Alberto Martins Silva, e de mais de uma centena de ruralistas localizados na área do Parque Nacional da Chapada das Mesas, foi realizada uma reunião para que os interessados expusessem suas preocupações e suas dúvidas e fossem esclarecidos pela superintendente do meio ambiente.
Na reunião, foi decidido que seria feito imediatamente um levantamento cadastral de todos os produtores localizados na área, que deveriam continuar trabalhando sem aumentar a área trabalhada, podendo recorrer ao ministério em busca de orientação e ajuda financeira para determinadas atividades, o que não agradou aos produtores, que alegam que ficarão imobilizados, sem conseguir recursos para cobrir suas necessidades.
Mesmo aqueles que defendem a implantação do parque, como forma de evitar a desertificação da imensa área, da qual restam quase apenas os restos de capão de mato localizados nos cumes das serras, indagam por que a área do parque não incluiu as nascentes de nenhum dos pequenos rios e riachos que nascem no perímetro desapropriado.
Outro assunto que precisa ser discutido e acertado é o prazo do pagamento das indenizações previstas e a situação em que permanecerão os produtores desapropriados pela União.
É preciso haver novas reuniões com uma discussão mais profunda do assunto.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.