VOLTAR

Ministério da Saúde confirma segundo caso de Febre Amarela Silvestre em MT

Jornal Documento
19 de Fev de 2008

O Ministério da Saúde (MS) confirmou, no final da tarde de ontem (18/02) a segunda morte por febre amarela silvestre em Mato Grosso. O caso confirmado é proveniente do município de Juara (709 km a Médio Norte de Cuiabá), de uma jovem de 15 anos da etnia Munduruku, que veio a falecer em 22 de Dezembro de 2007.

Uma equipe técnica do Ministério da Saúde, do Estado de Mato Grosso e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), permanece na região para investigação epidemiológica e realização de inquérito sorológico na aldeia indígena.

A Secretaria de Estado de Saúde, segundo seus dados epidemiológicos da febre amarela silvestre, mantém em investigação somente um caso, que é do município de São José dos Quatro Marcos, de um trabalhador braçal de 42 anos, que esteve em tratamento em hospital do município de Cáceres. O caso teve evolução para óbito no dia 02 de Fevereiro de 2008.

Já a primeira morte confirmada em Mato Grosso como sendo de febre amarela silvestre foi a do trabalhador braçal, de 65 anos, morador do município de Novo São Joaquim (485 km a Leste de Cuiabá) e que esteve em tratamento no município de Mineiros, em Goiás, com evolução para óbito.

A Secretaria de Estado de Saúde esclarece também que no momento em que os casos, hoje confirmados, ocorreram tomou todas as providências e ações de vigilância naqueles municípios. Foi realizada a vacinação de bloqueio de forma seletiva, com busca ativa da população não-vacinada e também a vacinada ha mais de 10 anos.

Foi feita a intensificação do controle vetorial para o Aedes aegypti na zona urbana, o inquérito entomológico (busca do vetor) e ainda a busca ativa em unidades de saúde e em hospitais onde ocorreram os casos notificados, na verificação de existência de pacientes com a síndrome febril ictérica, com ou sem hemorragia, e ainda o cumprimento de todas as ações de vigilância epidemiológica e ambiental de rotina preconizadas pelo Ministério da Saúde para o controle do agravo.

Já quanto às notificações de morte de macacos, o Estado em seu boletim contabiliza 18 municípios com ocorrências: Alta Floresta, Alto da Boa Vista, Brasnorte, Campinápolis, Chapada dos Guimarães, Claudia, Colniza, Cuiabá, Jaciara, Nova Guarita, Nova Xavantina, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo, Poxoréo, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, Terra Nova do Norte e Várzea Grande.

O Ministério, pelos seus critérios clínicos-epidemiológicos creditou uma epizootia confirmada para o município de Nova Xavantina pelo fato da ocorrência de um caso humano confirmado na região e evidência de circulação do vírus da Febre Amarela Silvestre.

A Secretaria continua investigando e aguarda exame laboratorial da coleta dos macacos mortos em Nova Guarita, caso esse ainda não creditado pelo Ministério como epizootia de Febre Amarela Silvestre.

VACINAS - A Secretaria de Estado de Saúde dobra o seu alerta com a segunda confirmação de morte por febre amarela silvestre e continua seguindo a risca todas as recomendações do Ministério da Saúde que são: priorizar a vacinação das pessoas não vacinadas nos últimos 10 anos e também daquelas que se dirigem para as áreas afetadas. Alerta que não é indicada a revacinação em período inferior a 10 anos da última dose. O uso da vacina fora da recomendação técnica pode aumentar a freqüência e gravidade de reações indesejáveis. Em Mato Grosso não há registro de casos de eventos adversos após a vacina contra a Febre Amarela Silvestre.

O Estado de Mato Grosso tem cobertura vacinal, de 1998 a 2007, de 115,95%. Desde 1o de Janeiro de 2008 até o dia 19 de Fevereiro o Estado recebeu 400 mil doses de vacina contra a Febre Amarela. As vacinas foram distribuídas a todos os municípios do Estado com quantitativo maior para as regiões de fronteira com os Estados onde ocorreram casos da doença, aos municípios onde foram notificados os casos suspeitos, além da inclusão de Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças, Cuiabá, Várzea Grande, municípios esses com grande concentração populacional. A rotina do Estado é de 60 mil doses/mês e a vacina é encontrada o ano inteiro nos Postos de Saúde.

DADOS DE MATO GROSSO - De 1992 a 2006 o Estado de Mato Grosso apresentou 22 casos de febre amarela silvestre sendo que 13 destes casos evoluíram para óbito e 9 obtiveram cura. No ano de 2007, em Dezembro, houve um caso suspeito da doença que evoluiu para óbito e foi confirmado no ano de 2008. (Caso Juara.) A superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Conceição Villa, afirmou que "essas são informações que dizem respeito a febre amarela silvestre. Mato Grosso não apresenta um caso sequer de febre amarela na sua forma urbana desde 1942".

Boletim Epidemiológico da Situação da Febre Amarela Silvestre em Mato Grosso/2008 acesse o site da saúde – www.saude.mt.gov.br.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.