VOLTAR

Mineração no Brasil aumentou em quase seis vezes e garimpo é a principal atividade

Congresso em Foco - https://congressoemfoco.uol.com.br/especial/noticias
30 de Ago de 2021

Mineração no Brasil aumentou em quase seis vezes e garimpo é a principal atividade

Por Júlia Schiaffarino
Em 30 ago, 2021

A área de mineração no Brasil aumentou em aproximadamente seis vezes entre 1985 e 2020, saltando de 31 mil hectares em 1985 para 206 mil hectares em 2020 - área maior que cidades como o Rio de Janeiro (1.255 km²) e São Paulo (1.521 km²).. Atualmente, o espaço do território nacional que registra atividades de garimpo, isto é, a extração de minérios de forma predatória e ilegal corresponde a quase metade deste total, ou seja, à 107,8 mil hectares. Os números são de um levantamento divulgado pelo MapBiomas a partir da coleta de imagens de satélites.
De acordo com o relatório, o garimpo avançou de maneira intensa a partir de 2010 com uma taxa de expansão próxima aos 6,6 mil hectares por ano. A da mineração industrial cresceu continuamente 2,2 mil hectares ao ano.
A região da Amazônia concentra o maior volume dessas atividades. Em 2020, 72,5% de toda a área minerada em 2020 estava na Amazônia e o estado do Pará (110.209 ha) lidera o ranking de área minerada. Em relação ao garimpo, a Amazônia concentra 93% desta atividade.
O que preocupa os especialistas do MapBiomas é o avanço sobre áreas indígenas, isso porque, nessas regiões, o garimpo cresceu 495% entre 2010 e 2020.
Os territórios indígenas mais afetados são o do Kaypó e Munduruku, no Pará, e o Yanomani, no Amazonas e Roraima. O Pará, registra-se ainda, concentra oito de cada dez unidades de conservação com maior índice de atividades garimpeiras no país.
Apesar de ser o estado com a maior extensão em área degradada, Minas Gerais (110.209 hectares) tem apenas um município na lista dos maiores municípios afetados pela mineração - Mariana, em nono lugar. Os municípios mais afetados por extensão territorial são nos estados do Pará e do Mato Grosso.
O coordenador-geral do MapBiomas, Tasso Azevedo, aponta que o resultado da mineração é fundamental para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono. "Esperamos que estes dados contribuam para a definição de estratégias para acabar com as atividades ilegais e estabelecer uma mineração em bases sustentáveis respeitando as áreas protegidas e o direito dos povos indígenas e atendendo os mais elevados padrões de cuidado com a biodiversidade, solo e a água" disse Tasso, em comunicado à imprensa.
Marco temporal
Na última semana o Supremo Tribunal Federal (STF) adiou por mais uma vez o julgamento do marco temporal, que pode alterar as regras de reconhecimento de terras tradicionalmente indígenas. Representantes do agronegócio e de atividades extrativistas pressionam a corte para aprovação das alterações fazendo com que, para ter direito a terras os indígenas precisem comprovar que já ocupavam o espaço desde antes da promulgação da Constituição, em 1988.
Defensores da causa indígena e do meio ambiente apontam, por outro lado, que isso levaria ao aumento das ações predatórias, facilitando o desmatamento e a atuação de garimpeiros. Dados do MapBioma indicam que as populações indígenas são responsáveis por garantir a proteção de biomas ao longo das três últimas décadas.
Como forma de protestar contra o julgamento, lideranças políticas e do movimento indígena montaram um acanpamento na Esplanada dos Minsitérios, em Brasília, num ato de vigilía diante do Supremo.
O julgamento, agendado para a quarta-feira (25), foi atrasado em dois dias por uma audiência sobre a constitucionalidade da lei que dava autonomia ao Banco Central. O caso começou a ser julgado às 17h30 da quinta-feira (26), para ser suspenso meia hora depois. O alto número de manifestações esperadas - serão 39 sustentações orais - deve fazer com que o julgamento tome a pauta das próximas duas semanas da corte.
O relator do caso é o ministro Edson Fachin, que já indicou que votará contra o marco temporal, permitindo a ocupação dos Xokleng. O julgamento suspendeu a decisão sobre 82 outros casos, que aguardam a tese a ser definida pelo STF.

https://congressoemfoco.uol.com.br/especial/noticias/mineracao-no-brasi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.