VOLTAR

Minas e Energia vai debater garimpos de Rondônia

Agência Câmara--Brasília-DF
Autor: Adriana Resende - Francisco Brandão
11 de Jun de 2005

A Comissão de Minas e Energia vai realizar audiência pública para discutir a situação dos garimpos existentes na Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia. O principal objetivo do encontro é a elaboração de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para definir critérios que garantam a permanência e a estabilidade de garimpeiros, a exploração legal de minerais e a recuperação da área degradada.
O requerimento para o debate, apresentado pelo deputado Eduardo Valverde (PT-RO), foi aprovado na última quarta-feira (8). A data da reunião ainda não foi definida.

Urgência

Valverde alerta para a necessidade de providências urgentes, devido ao perigo representado pela exploração descontrolada de jazidas minerais na Floresta Nacional de Jamari, em Ariquemes, que tem ocasionado danos ambientais e risco de conflitos sociais.

Para o autor do requerimento, é importante buscar uma solução correta nas áreas ambiental e social, a partir de uma negociação que possa atender aos diferentes interesses dos setores envolvidos.

Participantes

Serão convidados para o debate os representantes:

- do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM);

- do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama);

- do Ministério Público Federal em Rondônia;

- da empresa Metal Mig, detentora do arrendamento da lavra;

- da Federação Nacional dos Garimpeiros; e

- da Cooperativa dos Garimpeiros.
(Adriana Resende - Francisco Brandão-Agência Câmara--Brasília-DF-11/06/05)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.