VOLTAR

Militares comemoram demarcacao em RR

OESP, Nacional, p.A12
03 de Set de 2004

Militares comemoram demarcação em RR
Tânia Monteiro
BRASÍLIA - A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de homologar de forma descontínua a reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, foi comemorada na área militar, que não concordava com a posição do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, de manter a demarcação contínua. "Prevaleceu a posição da mais alta corte suprema sobre as posições contraditórias e temerárias do ministro da Justiça", disse o general da reserva Luiz Gonzaga Lessa - ex-comandante da Amazônia e atual presidente do Clube Militar.
Bastos afirmou que é sua intenção manter a Raposa Serra do Sol em terras contínuas. Segundo o STF, a homologação deve deixar de fora da área indígena a faixa de fronteira com a Guiana e a Venezuela, o Parque Nacional Monte Roraima, municípios, vilas, rodovias e plantações de arroz. "Vamos analisar.
Ainda não olhei os termos, mas esta decisão não reforma uma decisão de primeira instância, que é uma decisão liminar."
"Foi uma decisão racional (do STF), da mais alta importância, não apenas para o Estado de Roraima, mas para todo o território brasileiro", disse Lessa. O sertanista Sydney Possuelo não concorda. "O Supremo está de acordo com o que a economia quer, decidindo a favor dos brancos. E agora, quem defende os índios?" (Colaborou Leonencio Nossa).

OESP, 03/09/2004, p. A12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.