VOLTAR

Milhares de pessoas velam missionaria no Para

O Globo, O Pais, p.5
15 de Fev de 2005

Milhares de pessoas velam missionária no Pará

BELÉM E ALTAMIRA. O corpo de Dorothy Stang foi levado de avião de Belém para Altamira às 8h de ontem, depois de ser velado domingo à noite no bairro do Guamá, na periferia de Belém, próximo à sede das Irmãs Notre Dame, a ordem religiosa da missionária. Centenas de pessoas acompanharam o velório em Belém. A missa foi celebrada às 4h pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Orani Tempesta.

Em Altamira, uma carreata acompanhou o caixão até a igreja da Imaculada Conceição. Mais de cinco mil pessoas assistiram à missa de corpo presente e, em seguida, cerca de duas mil foram ao aeroporto acompanhar o embarque do corpo.

Trabalhadores de toda a Transamazônica foram ao velório que teve ainda a presença de muitos religiosos. Uma bandeira brasileira foi posta sobre o caixão da missionária. Chegou a se pensar em levar, em carreata, o corpo de Altamira a Anapu, distante cerca de 140 quilômetros. Mas o governador do Pará, Simão Jatene, cedeu um avião.

Prefeita lembra empregos gerados por madeireiras

A prefeita de Altamira, Odileide Sampaio, afirmou que o crime é o resultado de diversas imprecisões a respeito de como se usar as terras da região.

— A indústria madeireira é o setor que mais emprega na região. Então temos que observar com cuidado a melhor forma de resolver os problemas econômicos locais — disse ela.

Embaixador dos EUA cobra resolução

BRASÍLIA. Apesar de elogiar as iniciativas das autoridades policiais na investigação da morte da missionária Dorothy Stang, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, John Danilovich, cobrou a elucidação do crime. Ele lamentou a morte da freira e classificou o caso como brutal e insano”. Em nota, informou que a embaixada acompanhará as investigações de perto.

A embaixada dos EUA está acompanhando a investigação de perto, e sente-se encorajada pela rápida reação do governo brasileiro e da Polícia Federal. Estamos confiantes de que haverá investigação completa e detalhada desse assassinato e que os responsáveis serão trazidos perante a justiça”, diz.

CNBB: religiosa foi vítima da luta dos pobres pela terra

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também divulgou nota e o presidente da entidade, dom Geraldo Majella Agnello, afirmou que a religiosa foi mais uma vítima da luta dos pobres pela terra para trabalhar e viver da preservação da natureza. Este vil assassinato, como tantos outros, que não são divulgados, traz novamente à tona, de maneira trágica, a questão da violência no campo e a urgência de soluções para dívidas sociais tão antigas e graves”, afirmou dom Geraldo.

O presidente da OAB, Roberto Busato, também cobrou a punição rigorosa dos culpados e comparou a situação no estado com o Oriente Médio. A Anistia Internacional pediu um fim para o derramamento de sangue.

PDS é alternativa aos assentamentos comuns

BRASÍLIA. Defendido pela missionária Dorothy Stang, o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) é uma alternativa aos projetos de assentamentos convencionais do Incra, adaptado para a região amazônica. Criado em 1999, o PDS era uma antiga reivindicação dos movimentos sociais, em especial dos ambientalistas. O modelo associa assentamento em área de preservação, com projetos de desenvolvimento sustentável, que não degradam o meio ambiente.

O assentamento onde Dorothy foi morta, de três mil hectares, surgiu em 2004 e era uma reivindicação antiga dos sem-terra. Fazendeiros tentam na Justiça reaver parte da área e chegaram a obter uma liminar. A freira morreu quando discutia a criação de uma cooperativa de assentados.

Nos PDS, são permitidos apenas planos de manejo sustentável e projetos alternativos, como, por exemplo, apicultura ou exploração do cipó para artesanato. Os projetos criados até hoje são em lugares que permitem ao assentado explorar espécies madeireiras e frutíferas. Também podem ser explorados seringais, castanhais e outras plantações que não agridem o meio ambiente.

O Globo, 15/02/05, O País, p.5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.