VOLTAR

Meta de Kyoto deveria ser 11,5 vezes maior, diz especialista

OESP, Vida, p. A22
20 de Set de 2007

Meta de Kyoto deveria ser 11,5 vezes maior, diz especialista

Fabiana Cimieri e Felipe Werneck

A meta de redução de 5,2% das emissões de gases do efeito estufa para o período entre 2008 e 2012, estabelecida pelo Protocolo de Kyoto, deveria ser 11,5 vezes maior. Para estabilizar o aquecimento global, a redução teria de ser de 60%, avaliou Hans Jürgen Stehr, membro do secretariado da Convenção-Quadro para Mudanças Climáticas da ONU, que participou ontem da abertura da Conferência Internacional Rio+15.

A reunião analisa as mudanças climáticas nos 15 anos que se passaram desde a conferência ECO-92. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, não foi à reunião, nem mandou representante.

A grande participação de ontem na reunião, que termina hoje, ocorreu a distância, por meio de videoconferência. O canadense Maurice Strong, mentor e secretário-geral da ECO-92, afirmou que a discussão sobre restrição do crescimento de países em desenvolvimento, para reduzir emissões, é hipócrita. "É hipocrisia países que criaram o problema sugerirem que agora o fardo recaia sobre China e Índia, por exemplo", afirmou Strong, que atualmente é consultor do governo chinês.

OESP, 20/09/2007, Vida, p. A22

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.