VOLTAR

Mestrandas de Três Lagoas visitam projeto Ko'êru

Agecom Aquidauana - http://www.aquidauana.ms.gov.br/
Autor: Carlos Cabral
27 de Ago de 2010

Trabalhando na coleta de entrevistas com indígenas da etnia Terena, as professoras Cibelle Martins de Oliveira Niasaki e Alessandra Manoel Porto, da UFMS de Três Lagoas, estiveram em Aquidauana nesta semana. Elas buscam subsídios para seu trabalho de lingüística.

"Nosso interesse é observar os inúmeros discursos que ocorrem a partir da proximidade ou do afastamento da língua Terena entre os próprios índios. Entrevistamos indígenas falantes e não falantes e, a partir de suas relações com a língua Terena, vamos montando um mosaico que dimensiona as conseqüências disso na educação e na sua vida cotidiana", afirmaram as professoras.

Elas estiveram nas aldeias do Limão Verde (Aquidauana) e Cachoeirinha (Miranda) onde fizeram pesquisa de campo nesse sentido.

Em Aquidauana, as professoras foram conhecer o Projeto Ko'êru (papagaio) que vem ministrando aulas de língua Terena para crianças, jovens e adultos. O projeto funciona em um espaço cedido pela Igreja Uniedas, na Vila Trindade. Sob a orientação dos professores indígenas Rosemeire de Almeida Moreira e Paulo Baltazar, em pouco tempo o projeto já colhe resultados surpreendentes. "As crianças são as primeiras a assimilar a fala Terena. Elas já estão redigindo textos na língua Terena e aprendem rápido", informa o professor Baltazar.

Sob a coordenação da professora da UFMS, Claudete Cameschi de Souza, o projeto Ko'êru propõe a retomada da língua Terena. "Sabemos que as crianças, quando recebem orientação bilíngüe nas escolas, aprendem mais rápido e ainda mantêm seu traço cultural mais comum, que é o idioma próprio. Mesmo as crianças não falantes, têm maior facilidade tendo em vista a proximidade com a família e com a língua", afirma Claudete.

Para o professor Paulo Baltazar, essa proposta de retomada da língua Terena através do Ko'êru, está inserida num momento inédito para os indígenas dessa etnia em Aquidauana. "Nunca antes tinha vivido um momento como esse, onde o nosso prefeito Fauzi é o grande condutor. Ele tem estimulado com ênfase a importância da nossa etnia para Aquidauana e hoje podemos dizer que estamos quebrando preconceitos antigos. O prefeito abraçou essa causa e vemos nele nosso grande aliado de todos os momentos", afirmou Paulo Baltazar.

http://www.aquidauana.ms.gov.br/noticia.php?id=Mzg2Mw==

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.