VOLTAR

Messias nos Caminhos da Sustentabilidade

Ibama - http://www.ibama.gov.br/2009/11/messias-nos-caminhos-da-sustentabilidade/
05 de Nov de 2009

Brasília (05/11/2009) - Durante visita ao estande da Petrobrás, ao ser questionado sobre qual é o seu desafio para o futuro, o presidente do Ibama, Roberto Messias, respondeu de pronto: "fazer o Brasil ecodesenvolver-se". A frase e o retrato do presidente irão para uma Bandeira Viva, ao lado dos registros de inúmeros outros visitantes da Mostra Nacional Ambiental - Caminhos da Sustentabilidade.

A Bandeira Viva é uma atividade que consiste em formar a bandeira do Brasil com fotos de pessoas que passam pelo estande da Petrobras, na Mostra realizada pelo Ibama. De cada entrevistado, é feito também o registro da resposta à pergunta sobre o desafio para o futuro.

O presidente do Ibama conferiu algumas das atrações dos estandes, além do da Petrobrás. No estande de Furnas, o presidente pôde ver, em aquários, espécies de peixes que estão sendo utilizadas na repovoação dos reservatórios de hidrelétricas construídas pela empresa. Também apreciou os produtos do projeto Tecer e Crescer, uma parceira firmada entre a Associação de Mulheres de São José da Barra - MG e Furnas. A empresa forneceu os teares e matérias-primas, com os quais as moradoras estão obtendo renda extra com as belas peças tecidas.

Ainda no estande de Furnas, as crianças participam de um jogo divertido, em que aprendem a economizar energia e ganham brindes ao responder perguntas sobre o Meio Ambiente.

A Eletronorte trouxe para a Mostra artesanatos indígenas produzidos pelas etnias Parakanã e Waimiri Atroari, ambas atingidas pelas barragens de Tucurui e Balbina, respectivamente. O estande exibe quadros reproduzindo programas mitigatórios dos impactos das obras nos dois povos indígenas, e como a Eletronorte está contribuindo para o resgate cultural e demográfico das etnias.

No espaço do Sebrae, além de encontrarem as publicações tradicionais da instituição, os visitantes podem participar do simulador ecológico que calcula qual é a emissão de gases do efeito estufa individual. Por meio do programa de computador, o visitante descobrirá quantas árvores deveria plantar para compensar suas emissões.

Essas são apenas algumas das atrações que os visitantes da Mostra Nacional Ambiental vão encontrar nos estandes, são amostras dos caminhos da sustentabilidade que se busca trilhar. E que com certeza são um passo no sentido de ecodesenvolver o Brasil.

Ascom/Ibama

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.