VOLTAR

Mercúrio na Amazônia

JB, País, p. A6
01 de Dez de 2004

Mercúrio na Amazônia
Países da região debatem poluição dos rios da bacia

A contaminação por mercúrio da Bacia Amazônica preocupa os oito países da região, que se reúnem de hoje até sexta-feira no Rio com o objetivo de discutir uma estratégia regional para enfrentar o problema.
A Primeira reunião para cooperação regional sobre contaminação por mercúrio, que começa às 10h no Hotel Caesar Park, é uma iniciativa da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e do Ministério do Meio Ambiente.
Os delegados dos oito países que integram a organização apresentarão relatos do problema da contaminação dos rios da Bacia Amazônica por mercúrio - usado na mineração - e as providências adotadas. Além disso, serão discutidas as ferramentas nacionais, regionais e internacionais existentes para combater a poluição nos rios e seus malefícios para a saúde.
A equatoriana Rosalía Arteaga Serrano, secretária-geral da OTCA, explica que um dos principais objetivos da reunião é harmonizar as legislações dos oito países para que a contaminação seja enfrentada em conjunto e com medidas semelhantes, com o intuito de torná-las mais eficientes.
Rosalía Serrano observa que o mercúrio é muito usado na mineração de metais preciosos, por ser o produto mais barato. Por isso, não é fácil acabar com a sua utilização. Uma das alternativas é adotar medidas para atenuar o problema, evitando a contaminação da água dos rios.
Ex-presidente interina e ex-vice-presidente do Equador, Rosalía Arteaga Serrano destaca a papel da OTCA diante da relevância da Amazônia não só para o continente, mas também para todo o planeta.
- Os países desenvolvidos têm uma dívida ética com a região e devem, portanto, cooperar, para enfrentar os muitos desafios lançados. Já os países que participam da OTCA têm importantes tarefas a cumprir, como a discussão da propriedade intelectual e industrial ligada à biodiversidade na área e a cooperação nas medidas destinadas a conter a devastação ambiental - lembra Rosalía Arteaga.

JB, 01/12/2004, País, p. A6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.