VOLTAR

Mércio leva propostas para reduzir tensão em Roraima

Site da Funai
09 de Jul de 2004

A questão indígena de Raposa Serra do Sol foi o assunto principal que motivou a visita do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, à Administração Regional de Boa Vista (RR), entre os dias 5 e 8 de julho. No estado, Mércio Gomes manteve reuniões com lideranças e associações envolvidas com a área indígena. Ele também foi recebido pelo governador Flamarion Portela e pela secretária de Educação, Lenir Veras, bem como integrantes do Ministério Público e do comando da 1ª Brigada de Infantaria de Selva.
Em entrevista coletiva à imprensa, o presidente ressaltou o processo de demarcação e homologação das terras indígenas como o pagamento de uma dívida histórica do país com os índios, consolidando 12,5% do território brasileiro. "Trata-se de um processo permanente e contínuo que vai ser uma honra para o Brasil", disse.
Com relação a estados como Roraima, Mércio Gomes enfatizou que o processo está quase concluído, faltando terras como Agaró, Raposa Serra do Sol e parte de uma área perto da terra indígena Trombeta.

O presidente da Funai esclareceu que estava em Roraima não para fazer negociação. Informou que foi levar uma palavra de reconhecimento da Fundação sobre todo esse processo fundiário no Estado, demonstrando assim que há disponibilidade de se fazer um bom trabalho e de que há um reconhecimento do Governo Federal de que Roraima tem condições de promover o desenvolvimento econômico agro-industrial. "Podemos trabalhar juntos não somente para reconhecer essa terra indígena (Raposa Serra do Sol), mas também o desenvolvimento de Roraima", observou.
Governador - Em reunião com o governador do Estado e a secretária de Educação, Lenir Veras, Mércio conheceu os principais projetos voltados para as comunidades indígenas, em especial, com ênfase à educação, principalmente na área Ianomâmi. Após o encontro com o governador Flamarion, o presidente da Funai o considerou "muito proveitoso"; o assunto em pauta foi a homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol.
Ele ressaltou a disposição da Funai no sentido de que a situação seja resolvida de forma que não ocorram conflitos. Mércio Gomes disse ainda que o governo federal está disposto a conversar sobre as potencialidades econômicas de Roraima, com grande destaque nas áreas agrícola, de turismo e de agronegócios.
Exército - No último dia da visita oficial ao Estado, Mércio Gomes foi recebido pelo comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva de Boa Vista, general Studart. Na reunião, o antropólogo comentou a importância da continuidade do trabalho desenvolvido em conjunto entre o Exército e a Funai nas terras indígenas, citando a relevância de ações promovidas na área de infra-estrutura e de atendimento à saúde, em especial nas regiões de difícil acesso.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.