VOLTAR

Mércio diz ter apoio na Funai

CB, Brasil, p. 10
04 de Fev de 2006

Mércio diz ter apoio na Funai

Criticado por ter dito que os índios brasileiros têm terras demais, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira, disse ontem, em Londres, que conta com apoio interno para permanecer no comando do órgão, apesar da saída de cinco membros do Conselho Indigenista. O grupo formalizou o afastamento logo após a demissão do sertanista Sidney Possuelo, que foi a público para contestar as declarações de Mércio. "O Conselho é composto de 14 pessoas e ficou claro que tenho o apoio de nove membros", afirmou Mércio.
O presidente da Funai desembarca hoje no Brasil depois de quase duas semanas fora do país. Mércio reconhece que terá de enfrentar a crise que o órgão federal vive neste momento. Os problemas começaram quando o presidente da fundação, em entrevista à agência de notícias Reuters, afirmou que o Supremo Tribunal Federal teria de criar uma jurisprudência para definir terras para os índios, que já seriam em excesso.
Sidney Possuelo, sertanista e coordenador da Área de Índios Isolados da Funai, rebateu as declarações de Mércio e acabou demitido. "Ele veio com pedras na mão. Se tivesse me ligado, eu teria esclarecido o assunto", defende- se Mércio.
Há três dias, foi a vez de cinco antropólogos membros do Conselho Indigenista pedirem demissão e divulgarem um comunicado sugerindo a substituição do presidente da Funai. A nota à imprensa criticava as "concepções arcaicas" da direção da entidade.
Os antropólogos demissionários são Bruna Franchetto, Gilberto Azanha, Isa Maria Pacheco, José Augusto Laranjeira Sampaio e Rubem Ferreira Thomas de Almeida. "Lamento que isso tenha ocorrido. Da mesma forma que ocorreu com Possuelo, se esses conselheiros tivessem me ligado e pedido um esclarecimento, eu teria explicado tudo. Outros conselheiros pegaram o telefone e me ligaram. Por que eles não podiam fazer o mesmo?", questionou Mércio.

CB, 04/02/2006, Brasil, p. 10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.