VOLTAR

Memorial do MPF exibe documentário Ñande Guarani

MPF http://www.mpf.mp.br/
09 de Abr de 2019

A Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (6CCR/MPF) promove três sessões de exibição do documentário "Ñande Guarani" (Nós, os Guarani) neste mês de abril. Abertas ao público, as sessões acontecem no Memorial do MPF, na sede da Procuradoria-Geral da República (SAF Sul Quadra 4 Conjunto C - Brasília) no dias 10, 12 e 16 de abril, sempre às 13h. A ação faz parte da programação do #AbrilIndígena 2019, mês de mobilização pelos direitos indígenas.

Produzido em 2008, o documentário "Ñande Guarani" (Nós, os Guarani) trata da integração de políticas públicas entre Brasil, Paraguai e Argentina para a população guarani que vive nos três países. Mostra a luta milenar daquele povo pelo reconhecimento e pela demarcação de suas terras e as dificuldades que encontram para manter sua identidade cultural, em razão de barreiras burocráticas que os impedem de circular livremente entre um país e outro, como é sua tradição.

Com 76 minutos de duração, o filme participou da mostra competitiva de longa-metragens (35 mm) na 41ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2008, quando recebeu o prêmio de melhor som. Foi realizado por André Luís da Cunha a pedido do Ministério Público Federal, com a intenção de mostrar os sérios problemas de acesso às políticas públicas e direitos de cidadania constatados nas comunidades avá-guarani que vivem na região de Foz do Iguaçu, próxima à fronteira do Brasil, Paraguai e Argentina.

Como o foco são as comunidades transfronteiriças, o documentário enfatizou situações nas regiões de fronteira dos guarani kaiowá, no Mato Grosso do Sul (municípios de Dourados, Amambai e Japorã) e dos avá-guarani, no Paraná (região de Foz do Iguaçu e Guaíra). As filmagens aconteceram em aldeias e acampamentos tanto do lado brasileiro quanto paraguaio e argentino, assim como em cidades das regiões nos três países.

Exposição - Quem for assistir ao filme poderá conferir também a exposição "Respeito ou Repetição? - A história que não se quer reviver", que trata das violações dos direitos humanos de povos indígenas cometidas pelo regime militar e que também integra a programação do mês de mobilização pelos direitos indígenas. A exposição foi produzida pela 6CCR em parceria com o Armazém da Memória (curadoria: Marcelo Zelic) e fica em cartaz no Memorial do MPF até o dia 16 de abril. Em seguida, como se trata de exposição itinerante, a será montada em outros espaços da PGR ou externos, em agenda ainda a definir.

#AbrilIndígena:
Exibição do documentário "Ñande Guarani" (Nós, os Guarani)
Quando: 10, 12 e 16 de abril, sempre às 13h
Onde: Memorial do MPF, sede da Procuradoria-Geral da República (SAF Sul Quadra 4 Conjunto C - Brasília)
Aberto ao público

http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/abrilindigena-memorial-do-mpf-exi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.