VOLTAR

Memorial da América Latina inaugura painel

FSP, Ilustrada, p. E9
24 de Jan de 2008

Memorial da América Latina inaugura painel

O Memorial da América Latina inaugura hoje um painel de 50 m de comprimento na passagem subterrânea que liga o edifício à estação Barra Funda do metrô. A obra de Maria Bonomi, feita em parceria com outros artistas e 20 índios das etnias guarani e maraguá, narra em colunas de cerâmica e painéis de bronze e alumínio a história do Brasil, do período pré-colonial à atualidade.

Orçada em mais de R$ 1,7 milhão, a obra "Etnias do Primeiro e Sempre Brasil" é inaugurada como presente aos paulistanos às vésperas do aniversário de 454 anos da cidade.

As etnias na obra são citadas pelo antropólogo Darcy Ribeiro no programa de fundação do Memorial e terão seus nomes gravados nos degraus da escadaria da passagem subterrânea. A obra conclui o projeto de Oscar Niemeyer, que assina o Memorial e previu, desde a construção, uma homenagem aos índios.

Maria Bonomi retrata na última parte do painel, feita em alumínio, os trabalhadores indígenas que ajudaram a construir Brasília, outro projeto de Oscar Niemeyer.

FSP, 24/01/2008, Ilustrada, p. E9

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.