VOLTAR

Mel Indígena do Xingu Recebe Prêmio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

Greemme - https://www.greenme.com.br
05 de Jul de 2017

Mel Indígena do Xingu Recebe Prêmio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

Alice Branco

Os 100 apicultores das 39 aldeias indígenas que integram a Associação Terra Indígena do Xingu (Atix) - gente dos povos povos Kawaiwete, Kisêdjê, Ikpeng e Yydja que produzem mel certificado - foram premiados pelo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
O Prêmio Equatorial 2017 incentiva a busca de soluções sustentáveis de iniciativa local em comunidades indígenas e tradicionais para combate à fome e a pobreza.
Neste ano foram reconhecidas 15 comunidades indígenas e tradicionais da África, América e Ásia.
O ISA (Instituto Socioambiental) apoia este projeto há duas décadas com a parceria do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) e diz que, "o mel produzido pelos índios do Xingu é uma das maiores referências em alternativa de geração de renda compatível com os povos da floresta".
Este projeto "garante segurança alimentar para os povos locais e direciona os excedentes para a comercialização com critérios sociais e ambientais".
A cada ano são comercializadas 2 toneladas de mel com o selo Origens Brasil que também apresentam outros produtos produzidos no Xingu: a pimenta, o óleo de pequi e a meliponicultura (abelhas sem ferrão).

https://www.greenme.com.br/informar-se/povos-da-floresta/5604-mel-indig…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.