VOLTAR

Megaoperação desencadeada pela Polícia Federal de Rondônia e Mato Grosso prendeu 11 pessoas

Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT
21 de Nov de 2002

No início de outubro, uma megaoperação desencadeada pela Polícia Federal de Rondônia e Mato Grosso prendeu 11 pessoas acusadas de envolvimento no contrabando de diamantes no garimpo dentro da Reserva Indígena Roosevelt, dos cintas-largas, no norte de Mato Grosso. Do grupo, pelo menos dois são de Mato Grosso: o advogado Avelino Tavares Júnior, de Várzea Grande, e o empresário Renato Marini, de Juína.

De acordo com a PF, do garimpo ilegal do Roosevelt já saíram pelo menos US$ 50 milhões em diamantes, principalmente para a Bélgica. Na área de 200 mil hectares e que se estende do sul de Rondônia e ao norte de Mato Grosso, onde também há retirada ilegal de madeira nobre, como o mogno, vivem índios suruís e cintas-largas.

Desde a descoberta do diamante, pelo menos duas mil pessoas circulam na região, em busca de fortuna.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.