VOLTAR

Médico santareno é vacinado contra Covid-19 por indígena Zo'é: 'por mãos que cuidam de gente, de bicho, de mato e espírito'

G1 PA - g1.globo.com/pa
Autor: Dominique Cavaleiro
23 de Jan de 2021

De acordo com o médico Erik Jennings, nenhum caso da doença foi registrado na aldeia indígena da etnia Zo'é, localizada em Óbidos, no oeste do Pará.

Por Dominique Cavaleiro, G1 Santarém - PA

23/01/2021 11h02 Atualizado há 2 anos

Sem nenhum caso de Covid-19 registrado, nem transferência ou óbitos, os indígenas da etnia Zo'é no interior do município de Óbidos, oeste do Pará, começaram a ser vacinados contra a doença na sexta-feira (22). Na ocasião o médico santareno Erik Jennings também foi imunizado por um dos indígenas.

As foto do momento em que Erik Jennings aplicou a vacina e foi vacinado, viralizaram na web. Em uma rede social o médico falou sobre o momento histórico e destacou os protocolos que foram seguidos à risca pelos indígenas.

"Desde março de 2020 os Zo'é estão em auto isolamento voluntário nas aldeias mais distantes na floresta. Compreenderam a gravidade da pandemia e foram absolutamente exemplares em suas táticas de evitaça~o de epidemias em seu território", disse Erik em seu perfil pessoal.

Erik Jennings destacou ainda as ações desenvolvidas na comunidade, incluindo um protocolo rígido para entrada de colaboradores que inclui comunicação via rádio com as aldeias, barreiras sanitárias e exames de PCR antes de cada acesso.

Medidas como utilização permanente de Equipamentos de Proteção Indivual (EPI), assim como a desinfecção de aeronaves e todos os insumos que entram em área também estão sendo adotadas na aldeia indígena.

"O resultado foi: nenhuma transferência de qualquer paciente para a cidade, desde janeiro de 2020 até o momento, assim como nenhum caso de covid-19 e nenhum óbito por qualquer outra causa, no mesmo período", completou Jennings.

Sobre o médico
Erik Jennings é neurocirurgião de Santarém, no oeste do Pará, médico de comunidades e etnias semi-isoladas da Amazônia.

Além disso, Erik Jennings é coordenador da residência médica de neurocirurgia no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e autor dos livros "Paradô: Histórias de um neurocirurgião no interior da Amazônia" e "Olhando o Rio".

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2021/01/23/medico-santa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.