VOLTAR

MEC contrata pesquisadores para conhecer proposta pedagógica de indígenas

24 Horas News-Cuiabá-MT e Radiobrás-Brasília-DF
17 de Jan de 2004

Com o objetivo de elaborar propostas pedagógicas para o ensino médio dos povos indígenas brasileiros, a Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico do Ministério da Educação está contratando, até o final de janeiro, 15 pesquisadores que vão atuar nas aldeias e tentar traçar um diagnóstico das necessidades desses povos. Os pré-selecionados estavam entre os 250 pesquisadores que enviaram seus currículos ao MEC.

De acordo com a assessora para Assuntos Indígenas da Secretaria de Ensino Médio, Mônica Pechincha, o ministério possui apenas um panorama geral da situação e precisa de detalhes para elaborar propostas que sejam coerentes com a realidade de cada povo.

"Queremos fazer um diagnóstico aprofundado, que faz parte de um plano de estudos e pesquisas componente do Programa Diversidade na Universidade, que irá formular políticas específicas para o ensino médio dos povos indígenas", explica ela.

Segundo ela, as áreas com maior demanda pelo ensino médio, até agora, são nos estados de Roraima, Mato Grosso do Sul, o Nordeste, alguns povos do Mato Grosso (Bororo, Xavante e Bacairi), além da região Sul do país (Kaingangue e Xokleng).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.