VOLTAR

Mato Grosso lidera desmatamento na Amazônia Legal em janeiro

Portal Amazônia - http://portalamazonia.com/
Autor: Izabel Santos
26 de Fev de 2015

Em janeiro deste ano, o estado do Mato Grosso liderou o desmatamento na Amazônia Legal, concentrando 75% dos 288 quilômetros quadrados (km²) devastados. Os menores índices foram registrados em Rondônia (2%), Amazonas (1%), Tocantins (1%) e Roraima (1%). Durante o período, apenas estes cinco estados figuram no Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

A limitação se deve a quantidade de nuvens sobre a região, 50% da área florestal da Amazônia Legal estava coberta por nuvens. E isso reduziu a capacidade de detecção do desmatamento e da degradação florestal na região.

O percentual é inferior ao de janeiro de 2014 (58%), mas se distribuiu em grande proporção em regiões importantes da Amazônia, como os estados do Pará e Amazonas. Os Estados com maior cobertura de nuvem foram Amapá (89%), Acre (71%) e Roraima (62%).

Ainda assim, o SAD detectou 288 km² de desmatamento na Amazônia Legal. De acordo com dados do Imazon, isso representa um aumento de 169% em relação a janeiro de 2014 quando o desmatamento somou 107 km².

O Mato Grosso, perdeu 217 km² de floresta; e o Pará, 59 km². Rondônia, foi o terceiro estado mais desmatado, mas com um percentual inferior a dois dígitos somando 6 km². Tocantins, Roraima e Amazonas figuram com 1% cada, mas em área desmatada há diferença entre os estados.

Menores índices

Entre os estados com menor percentual, o Tocantins é que lidera o desmatamento com 9 km², seguido de Roraima, com 4 km². O Amazonas registrou a menor área, com 2 km². De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (SDS) do Amazonas, os resultados positivos representam uma agenda intensa de ações de prevenção e controle do desmatamento desenvolvida pelo Governo e entidades parceiras.

Uma das ações mais importantes estaria no ordenamento territorial e no controle e fiscalização das áreas onde há maior pressão de desmatamento. Essas propostas estão consolidadas no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento do Amazonas (PPCD-AM).

"Nos últimos cinco anos houve uma redução significativa de 22% do desmatamento ilegal no Amazonas em função das políticas ambientais integradas de prevenção e controle do desmatamento, e do incentivo às atividades produtivas sustentáveis, com foco na agricultura familiar, nas atividades extrativistas e no manejo da pesca", comemora a titular da pasta, Kamila Amaral.

Áreas degradadas

As áreas de florestas degradadas somaram 389 km² em janeiro de 2015. Em relação a janeiro de 2014 houve um aumento de 1.116%, quando a degradação florestal somou 32 quilômetros quadrados. Não houve redução em nenhum estado.

Em comparação aos períodos de agosto de 2013 a janeiro de 2014 e agosto de 2014 a janeiro de 2015, Mato Grosso (937%) e Rondônia (446%) lideram o crescimento destas áreas. Pará (142%) e Amazonas (138%) aparecem em seguida. Não há dados sobre os outros estados.

http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/meio-ambiente/mato-grosso-li…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.