VOLTAR

Mata nativa em comunidade indígena de Roraima é atingida por queimadas

G1 - www.g1.globo.com
02 de Fev de 2016

Uma área de mata nativa na região da comunidade indígena Xixuau, ao sul de Roraima, tem sido atingida por incêndio devido a mais intensa estiagem dos últimos 20 anos no estado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, nesta terça-feira (2) sete militares foram enviados para controlar as queimadas na região que faz divisa com o Amazonas.

Ainda de acordo com os Bombeiros, há mais de uma semana que um incêndio de grandes proporções toma conta da área. Para chegar na região, os militares devem seguir até o posto fiscal do Jundiá, em Rorainópolis e de lá vão até o local atingido em um helicóptero do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Devido a proporção do incêndio, os bombeiros não tem dia certo para voltar. Entretanto, segundo a corporação, os militares só deixarão a área após o incêndio ser controlado. O fogo atinge a mata nativa às margens do rio Jauperi.

Segundo relatos de indígenas, uma extensa linha de fogo se formou do lado roraimense dias após um foco ter sido controlado por bombeiros do Amazonas, do lado de lá do rio Jauaperi.

"O incêndio já destruiu uma extensa área de mata nativa e preocupa, pois as comunidades indígenas acreditam que o fogo está se dirigindo rumo às aldeias Xixuau e Samauma", informou os bombeiros.

Conforme o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Edivaldo Amaral, a situação na área é extremamente complexa. "Fomos informados deste incêndio há alguns dias, mas em razão da missão ser extremamente complexa, foi necessário um planejamento minucioso para que possamos ter sucesso na missão", disse.

http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2016/02/mata-nativa-em-comunidad…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.