VOLTAR

A Mata é pop

Isto É, p. 89
Autor: HIROTA, Márcia Makiko
23 de Jun de 2004

A Mata é pop

A tarefa inicial da Fundação SOS Mata Atlântica, no final da década de 80, foi apresentar o conceito de Mata Atlântica. Por meio da campanha "Estão tirando o verde da nossa terra", popularizamos o termo Mata Atlântica e alertamos à população para a necessidade de esforços imediatos. A partir daí começaram os nossos trabalhos.
Uma das iniciativas mais significativas é o Atlas da Mata Atlântica, para mapear e monitorar este bioma. Feito desde 1989, conta com a parceria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e de várias instituições científicas e órgãos públicos. O Atlas aponta desmatamento veloz nas últimas décadas. Seus desdobramentos são o isolamento dos remanescentes florestais e a perda da rica biodiversidade. Tal situação coloca a Mata Atlântica como um dos conjuntos de ecossistemas mais ameaçados do mundo.
Há muito o que fazer e é necessária uma maior participação da sociedade civil para cobrar ações efetivas, como programas de recuperação ambiental, social e econômica. Participe desta causa!

Márcia Hirota
Diretora de projetos da Fundação SOS Mata Atlântica
www.sosmatatiantica.org.br

Isto É, 23/06/2004, p. 89

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.