VOLTAR

Mata Atlantica tera um centro de preservacao

O Globo, Rio, p.25
02 de Abr de 2005

Mata Atlântica terá um centro de preservação
Objetivos do Cima são reprodução de espécies nativas, pesquisas e a educação ambiental
O Centro Interativo da Mata Atlântica (Cima/RJ), com uma área de dois hectares, será inaugurado amanhã, em Petrópolis, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. É resultado da gestão participativa da Área de Proteção Ambiental (APA) de Petrópolis, que permitiu uma parceria com o Ministério Público, ONGs e iniciativa privada, inclusive o Movimento Verde (Move) e a Sociedade Brasileira de Bromélias (SBBr).
Centro terá visitas guiadas para estudantes
Entre os objetivos do Centro, estão a reprodução de espécies nativas, a educação ambiental, pesquisa e conservação da Mata Atlântica. Ele integra a área do Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, onde estão sendo implantadas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).
O Cima, que tem sede e estufa para produção de mudas, terá a partir de junho visitas guiadas para estudantes por uma trilha de um quilômetro de extensão, com espécies nativas da Mata Atlântica. Em sua área estão localizadas ruínas de construções do século XVIII, às margens do Rio Santo Antônio. Além das árvores, será dado destaque às epífitas (orquídeas, bromélias e samambaias). O Centro fica no quilômetro 7 da Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues (Itaipava-Teresópolis).
— O zoneamento ambiental revelou que 50% da área da APA são constituídos de Mata Atlântica, intacta. Precisamos não apenas cumprir e fazer cumprir a legislação ambiental, mas também investir na edução ambiental, na pesquisa científica e no desenvolvimento sustentável — disse a bióloga Yara Valverde, chefe da APA de Petrópolis.

O Globo, 02/04/2005, p. 25

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.