VOLTAR

MASP recebe exposição sobre histórias de indígenas de diferentes regiões do mundo

Cultura Uol - https://cultura.uol.com.br
21 de Out de 2023

"Histórias Indígenas" conta com 285 obras de povos originários milenares

Da Redação
21/10/2023 17h33

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) recebe, a partir desde final de semana, uma nova exposição sobre histórias indígenas de diferentes lugares do mundo. Intitulada "Histórias Indígenas", a mostra conta com 285 obras de artes que vão desde o século II antes de Cristo até os dias atuais.

Segundo Renata Tupinambá, curadora-adjunta de arte indígena do MASP, a mostra tem como objetivo mostrar a diversidade que existe entre os povos originários.

"É muito importante as pessoas perceberem que somos um povo plural. Temos essa pluralidade. Só no Brasil, são mais de 300 povos indígenas diferentes. E no mundo, há muitos povos originários. E é de uma riqueza muito grande essa diversidade", explica.

Ainda na visão dela, as obras não expressam apenas a cultura e a história da população indígena. Também é uma maneira de reforçar a luta dos povos atualmente.

"Quando a gente pensa na questão do território das terras indígenas pelo mundo, todo esse processo colonial pelo qual a gente passou, a gente entende a necessidade das pessoas compreenderem a nossa cultura. Conhecendo, eles passam a respeitar", completa Tupinambá.

A exposição fica em cartaz no MASP até 25 de fevereiro do ano que vem e os ingressos variam entre R$ 30 e R$ 60.

https://cultura.uol.com.br/entretenimento/noticias/2023/10/21/8219_masp…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.