VOLTAR

Máscaras Waurá chegam ao Museu do Índio

Museu do Índio - www.museudoindio.gov.br
12 de Jun de 2015

Os artesãos Daikir Talatalakuma Waurá e Karapotan Waurá, da Aldeia Piyulaga (Xingu-MT), chegam ao Rio de Janeiro, a convite do Museu do Índio, para montar quatro máscaras tradicionais

Waurá que serão exibidas ao público em futuras exposições.

O convite do Museu do Índio tem como objetivo principal a documentação do processo de montagem das máscaras dentro da instituição. Esse registro é importante para a transmissão de saberes e práticas na comunidade dessa etnia. Acima, o diretor, José Carlos Levinho, com os artesãos Waurá.
Abaixo, Daikir e Karapotan explicam para a Coordenadora de Patrimônio Cultural, Ione Helena Pereira Couto, todas as etapas de montagem das máscaras, assim como os materiais com os quais foram confeccionadas, seus símbolos e significados. As peças são utilizadas no ritual Iyãu Okawokala, uma cerimônia especial de cura somente realizada em casos de doença grave na aldeia.
Todo o processo de montagem foi documentado em áudio e vídeo e será inserido nas bases de dados do Museu do Índio. Veja aqui mais fotos da montagem.

http://www.museudoindio.gov.br/divulgacao/noticias/913-mascaras-waura-c…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.