VOLTAR

Marina Silva teme conflitos em Roraima, caso STF reveja demarcação contínua

Agência Brasil - www.agenciabrasil.gov.br
Autor: Ana Luiza Zenker
27 de Ago de 2008

Brasília - A senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PT-AC) afirmou hoje (27), ao chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF), que teme ocorrências de conflitos em Roraima, dependendo da decisão da Corte sobre a demarcação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

"Já há uma situação de tensionamento. Já houve agressões de alguns fazendeiros, que fizeram milícias armadas para atacar alguns índios."

No entanto, ela disse acreditar nas instituições públicas e na capacidade técnica e ética dos ministros do STF para a decisão.

A ex-ministra também defendeu que a demarcação em ilhas pode gerar uma expectativa nos não-indígenas e abrir precedentes para "a invasão das terras quando são identificadas como indígenas e isso é muito negativo".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.