VOLTAR

Marina nega conflito, mas anuncia equipe provisória

OESP, Nacional, p. A7
04 de Mai de 2007

Marina nega conflito, mas anuncia equipe provisória
Ministra põe interinos para comandar Ibama e Instituto Chico Mendes

Ana Paula Scinocca

Apesar de negar choque político com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, em torno da escolha de nomes para a presidência do Ibama e do Instituto Chico Mendes, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, apresentou ontem titulares interinos para os cargos. À frente do Ibama, agora dividido ao meio, Marina anunciou seu chefe de gabinete, Bazileu Alves Margarido Neto, que também vai responder pela diretoria de Qualidade Ambiental da autarquia. Já para a presidir o Instituto Chico Mendes, ela indicou o secretário-executivo do ministério, João Paulo Capobianco.

Além de apresentar os interinos para os dois órgãos (que devem ser substituídos em breve), Marina anunciou os novos diretores das duas instituições, com a exceção do responsável pela área de licenciamento ambiental - foco de polêmica dentro do governo.

"Em hipótese alguma há choque", disse Marina, ao apresentar os presidentes com mandato "tampão" dos dois órgãos. "Em nenhum momento houve qualquer dificuldade de composição da equipe."

A disputa por espaço no governo entre Marina e Dilma é antiga e se acirrou recentemente com a demora do Ibama em conceder licenças ambientais para obras consideradas essenciais ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Estado revelou ontem que Dilma, a contragosto de Marina, gostaria de ver no comando do Ibama a atual gerente do Departamento de Meio Ambiente de Furnas, Norma Villela.

Ontem, a Casa Civil assegurou não ter nenhuma interferência na escolha dos nomes e sustentou que a definição dos cargos é de competência do Ministério do Meio Ambiente.

Segundo Marina, os dois interinos devem ficar à frente do Ibama e do Instituto Chico Mendes por 90 dias. Ela também confirmou o ex-deputado Luciano Zica no cargo de secretário de Recursos Hídricos e Ambientes Urbanos.

Como parte do processo de reestruturação de sua pasta, a ministra exonerou ontem 68 servidores do Ibama e os nomeou para cargos em comissão no Instituto Chico Mendes em vários Estados.

OESP, 04/05/2007, Nacional, p. A7

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.