VOLTAR

Marina defenderá "teto" de emissões em Copenhague

FSP, Ciência, p. A27
05 de Dez de 2009

Marina defenderá "teto" de emissões em Copenhague

Da Redação

A senadora e candidata à presidência Marina Silva (PV-AC) defendeu ontem que a conferência do clima de Copenhague defina um "orçamento de carbono" para a humanidade, ou seja, uma cota fixa de quanto CO2 ainda se pode emitir para manter o aquecimento em níveis toleráveis.
"Na COP-15 [a conferência do clima] temos de nos dar conta de que só podemos emitir 18 bilhões de toneladas por ano e estamos em quase 50. O desafio é sair de lá com um orçamento de carbono, distribuído entre ricos e pobres e com princípio de equidade", afirmou.
A ideia do orçamento global de carbono vem sendo defendida por alguns cientistas e, no Brasil, pelo Ministério do Meio Ambiente. O Itamaraty é contra. O princípio é que exista um "teto" global de emissões neste século, que varia de 1 trilhão a 1,8 trilhão de toneladas, dependendo de como se calcula. Manter as emissões abaixo disso daria uma chance maior que 50% de evitar que o planeta aqueça além de 2C, limite "seguro".
Marina chega a Copenhague no dia 12, e participa de uma manifestação da campanha TckTckTck.
(Claudio Angelo)

FSP, 05/12/2009, Ciência, p. A27

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.