VOLTAR

Marcos Terena é homenageado na Câmara de Campo Grande

A Crítica (Campo Grande - MS) - www.acritica.net
Autor: Elaine Patricia Cruz
25 de Jul de 2015

Queremos fazer em Campo Grande o maior evento esportivo e intercultural do mundo: os Jogos dos Povos Indígenas, tudo está encaminhando para isso, disse o líder indígena.

O líder indígena internacional Mariano Marcos Terena foi homenageado durante a sessão ordinária dessa quinta-feira (16) com o Título de Visitante Ilustre da Cidade de Campo Grande.

A comenda foi proposta pelo vereador Carlão e concedida por meio do Decreto Legislativo no 1.937/15, aprovado na quarta-feira (15).

De acordo com Marcos Terena, "quero agradecer pela homenagem feita de maneira simples. Fiz todo esforço para estar aqui, cheguei ontem do Panamá e vim esta madrugada de Brasília. Ontem foi meu aniversário e vim celebrar aqui junto com vocês. Queremos fazer em Campo Grande o maior evento esportivo e intercultural do mundo: os Jogos dos Povos Indígenas, tudo está encaminhando para isso. É muito importante fazer esse trabalho a nível mundial e do Mercosul, junto com a base parlamentar de Campo Grande, para trazermos para cá autoridades indígenas do mundo todo", afirmou.

Biografia - Nascido no posto indígena do distrito de Taunay, no município de Aquidauana, Marcos Terena contribuiu na demarcação das terras indígenas, entre outros, dos ianomâmis em Roraima, dos xavantes e txucarramães em Mato Grosso, dos pataxós na Bahia, dosapurinãs no Acre, dos apinajés no Tocantins, dos potiguaras na Paraíba e dos caiapós no Pará. Contribuiu na inclusão indígena no Projeto Pantanal e no Gasoduto Bolívia-Brasil, em Mato Grosso do Sul. Foi chefe de gabinete da Fundação Nacional do Índio e assessor do ministro da cultura. Participou da criação do Fórum Permanente da Organização das Nações Unidas sobre Questões Indígenas em Nova Iorque e da coalizão Land is Life.

É membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz. É conselheiro da Agência de Notícias do Direito da Criança e Adolescente. É presidente do Comitê Intertribal e coordenador do programa VIATAN - Central de Informações Indígenas. É coordenador do Fórum Indígena Internacional sobre Biodiversidade e do tema Conhecimento Tradicional e Espiritualidade na Cátedra Indígena Internacional.

Criador do primeiro movimento indígena no País, a União das Nações Indígenas, foi uma das pessoas que articulou os direitos indígenas na Constituição Federal. É idealizador dos Jogos dos Povos Indígenas e do Festival das Tradições Indígenas, tendo participado ainda da idealização do Parque Indígena da Kari-Oca, onde foi realizado com apoio da ONU, a Conferência Mundial dos Povos Indígenas na Rio/92. Atualmente é o primeiro indígena a estar na direção do Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília.

http://www.acritica.net/noticias/marcos-terena-e-homenageado-na-camara-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.