VOLTAR

Marcos Terena diz que 43 países participarão dos Jogos Mundiais Indígenas

EBC - www.ebc.com.br
Autor: Edgard Junior
24 de Abr de 2015

Evento acontece em setembro do ano que vem no Brasil; líder indígena brasileiro participa do Fórum Permanente que está sendo realizado na sede da ONU, em Nova York.

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O líder indígena brasileiro, Marcos Terena afirmou que 43 países vão participar dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que serão realizados em Palmas, no Tocantins, em setembro de 2016.

Terena fez a declaração em entrevista à Rádio ONU, em Nova York, onde participa do Fórum Permanente sobre Questões Indígenas.

Meta

"Esse foi um desafio lançado em 2013 por (representantes de) 16 países indígenas que estiveram em Cuiabá, no Mato Grosso. Nós tínhamos a meta de trabalhar com 22 países e hoje, temos em torno de 43 países, com quatro observadores, inclusive o Vaticano. Isso é uma tarefa de grande responsabilidade."

Terena, que é articulador dos Jogos Mundiais e membro do Comitê Inter-tribal, disse que o evento inclui aldeias do Brasil e de outros países distantes como Mongólia, Etiópia, Rússia e China.

Ele falou também sobre as modalidades das competições.

"Jogos mundiais onde a gente tenha pelo menos jogos de identidade, que são jogos próprios de cada povo, como os Maias e Astecas, mas também os jogos que chamamos de competição, arco e flexa, travessia de rio nadando, é claro, e travessia de rio com canoa."

Direitos

O Fórum Permanente sobre Questões Indígenas deste ano, que vai até 1o de maio, tem como foco os direitos econômicos, sociais e culturais desses grupos.

Terena disse que conversou com representantes do secretário-geral, Ban Ki-moon sobre mudanças na realização do encontro.

Ele afirmou que o modelo de apenas cinco minutos para que os líderes indígenas possam falar sobre seus problemas e ideias é muito curto. Terena acha necessário mudar esse sistema para que todos possam se expressar amplamente.

http://www.ebc.com.br/esportes/2015/04/marcos-terena-diz-que-43-paises-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.