VOLTAR

Marcha a Roraima partindo de MT deve mobilizar mais de 50 carros

Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br
01 de Ago de 2008

O movimento da Marcha a Roraima tem ganhado força e mantém a expectativa de ter até o final da próxima semana cerca de 50 novas caminhonetes, para se juntarem às 22 já confirmadas para a caravana só no Noroeste do estado.

Sindicatos rurais de vários municípios já aderiram a Marcha, são eles: Canarana, Água Boa, Arenápolis, Sinop, Juína, Guarantã do Norte, Colniza, Aripuanã, Brasnorte, Pontes e Lacerda, Gaúcha do Norte e outras entidades como a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), o Sindicato dos Madeireiros de Juína e equipe da AgroAmazônia.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) também manifesta apoio ao movimento, iniciado pela Associação dos Produtores Rurais de Juína, que é uma das entidades responsáveis pela organização da Marcha.

"É natural que a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), como órgão máximo da classe produtora no Estado, encampe de maneira exemplar essa mobilização solidária. Queremos explicar à sociedade brasileira a importância de se preservar nos estados o equilíbrio fundiário já estabelecido e, por sua vez, a permanência de sua agroeconomia", comenta Aderval Bento, presidente da Associação.

Desde que o mais recente conflito entre arrozeiros e indígenas na reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, voltou à tona com repercussão nacional e internacional, o Sistema Famato, liderado pelo diretor-secretário, Valdir Correa, vem se solidarizando com a causa e encampa agora a mobilização entre os sindicatos rurais e setor produtivo mato-grossense para a marcha a Roraima. Tanto é que o Sistema Famato em prol dessa causa que passou a ser de todo o setor produtivo nacional criou um adesivo com o slogan: "Acorda Brasil! A Amazônia é nossa. Marcha rumo a Roraima", que será colado nos veículos dos produtores que vão a marcha e também já pode ser visto na página principal do site da Federação.

De acordo com o planejamento prévio divulgado, a intenção dos produtores mato-grossenses que participarão da Marcha, é de seguir em caminhonetes com destino a Vilhena (RO) partindo de vários municípios do Estado no dia 11 de agosto, prosseguindo para Porto Velho. Já no dia 14, os marchantes pretendem chegar a Manaus.

A programação continua no dia 15, quando os produtores seguirão viagem para a capital Boa Vista (RR) e no sábado, dia 16, todos os participantes do movimento se encontram e juntarão com os produtores roraimenses, no município de Pacaraima, local escolhido para ser palco principal da manifestação.

Além do estado de Mato Grosso, a Marcha tem mobilizado Federações e Sindicatos Rurais de mais 25 estados e o Distrito Federal.

Os Sindicatos rurais e produtores interessados em integrar a caravana da Marcha, podem fazer as inscrições pela internet, no site da Famato, (www.famato.org.br). Vale ressaltar que as fichas devem ser preenchidas e enviadas via e-mail, para o coordenador Aderval Bento (aderval-bento@hotmail.com) ou pelo fax (66) 3566-3650 (aos cuidados do Emerson). Fonte: 24HorasNews

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.