VOLTAR

Marcha Popular vai pedir pela anulação da licença para Usina de Belo Monte

Adital - http://www.adital.com.br
09 de Abr de 2010

A Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vai realizar na manhã da próxima segunda-feira (12), em Brasília, com a participação de cerca de mil pessoas representantes de 15 estados brasileiros, uma marcha popular contra o atual modelo energético do país e para pedir a anulação da licença prévia concedida para a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, Pará (região Norte do país).

Os integrantes do Movimento vão se reunir a partir das 8h nas imediações da Torre de TV (Eixo Monumental), na capital federal, e caminharão por cerca de 3 km, com paradas programadas no Ministério da Justiça (MJ), Congresso Nacional, Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério de Indústrias e Comércio e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo Rogério Höhn, membro da Coordenação Nacional do MAB, a Marcha deve reunir representantes da população ribeirinha de todo o Brasil, e vai funcionar como "uma crítica ao modelo energético brasileiro, com foco principal no caso de Belo Monte e das empresas que querem sua construção".

Rogério também destacou que os integrantes do MAB entregarão aos representantes da Aneel e do MME, durante a caminhada, um documento com todas as denúncias ambientais realizadas e comprovadas pelo Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual do Pará. Além disso, o documento conta com o resumo das audiências realizadas sobre o caso e com um relatório sobre os problemas que envolvem a construção. O texto foi assinado pelas entidades associadas ao MAB.

A marcha da próxima segunda-feira vai marcar o encerramento do Encontro Nacional da Juventude - Pelos direitos dos Atingidos por Barragens e por um Projeto Energético Popular, que acontece desde ontem (8) no Centro Comunitário Athos Bulcão, na Universidade de Brasília (UNB).

Rogério explicou que o Encontro possui três objetivos principais. O primeiro deles é a elaboração de uma análise geral da situação dos atingidos por barragens de todo o Brasil. Depois, as atenções se voltarão para a discussão dos direitos da população atingida, e por fim será debatida a questão da licença prévia concedida para a construção da Usina de Belo Monte.

A Marcha é resultado da articulação do Movimento Xingu Vivo para Sempre, MAB, Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Instituto Socioambiental (Isa), Rede Brasil, Amigos da Terra Amazônica Brasileira, International Rivers e diversas outras organizações que apoiam a luta de resistência contra Belo Monte.

http://www.adital.com.br/Site/noticia.asp?lang=PT&cat=7&cod=46781

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.