VOLTAR

Mapa tem nova exposição: "Armadilhas Indígenas"

Folha Cidade - http://www.folhacidade.net
03 de abr de 2014

Uma nova exposição temporária está em cartaz no Mapa - Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara: é "Armadilhas Indígenas", que permanece em cartaz até agosto, com entrada gratuita. A realização é da Fundação Araporã, em parceria com o Museu Índia Vanuire e a Escola Estadual Índia Vanuire.

"Armadilhas Indígenas" é resultado da oficina de armadilhas desenvolvida pela Escola Estadual Indígena Índia Vanuíre, localizada no município de Arco-Íris (SP). Esta oficina, assim como outras atividades, faz parte da proposta curricular diferenciada assumida pela escola, com o objetivo de resgatar e perpetuar aspectos da cultura tradicional Kaingang, Krenak e Terena.

A oficina foi desenvolvida com base no resgate do saber cultural da comunidade em consulta aos mais velhos, além de pesquisas bibliográficas. A partir das informações levantadas, os educandos da escola Índia Vanuíre confeccionaram armadilhas utilizadas pelos antigos Kaingang.

A exposição é composta por painéis contendo fotos e explicações do passo a passo da construção das armadilhas Nunh ki Tãmh-já, utilizada na caça de animais de médio porte e Êgminko, utilizada para a caça de animais de pequeno porte pelos alunos indígenas. Ambas armadilhas são feitas de recursos naturais disponíveis na floresta, como galhos e folhas.

O horário para visitação é: às segundas-feiras, das 13 às 17h30; de terça à sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 17h30; e aos sábados, das 9 às 12h. Vale destacar que no próximo domingo (06), o Mapa participa do projeto da Secretaria Municipal da Cultura que abre os museus aos domingos, estando aberto para visitação gratuita das 10 às 14h.

O Mapa está localizado na região central da cidade, na Rua Voluntários da Pátria com a esquina da Avenida Portugal. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3332-4933.

SERVIÇO:

Exposição "Armadilhas Indígenas"

Local: Mapa - Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Rua Voluntários da Pátria com a esquina da Avenida Portugal - Centro)

Período: até agosto

Visitação: segundas-feiras, das 13 às 17h30; de terça à sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 17h30; e aos sábados, das 9 às 12h

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.