VOLTAR

Mapa inédito mostra altura das florestas pelo mundo

Globo Amazônia - www.globoamazonia.com
21 de Jul de 2010

Um inédito mapa mundial de altura de florestas, que poderá ser útil para a geração de modelos climáticos e inventários de carbono, foi gerado a partir de imagens de satélites. Usando os dados da agência espacial americana Nasa, o pesquisador Michael Lefsky, da Universidade do Colorado, chegou a uma imagem que aponta que as mais altas florestas do mundo são as do noroeste da América do Norte, na costa do Oceano Pacífico, e as do sudeste asiático.

As florestas de coníferas (pinheiros) são as que têm as copas mais altas, ultrapassando facilmente os 40 metros. As florestas tropicais, como a Amazônia, têm em torno de 25 metros. O levantamento não considera as alturas das árvores individualmente, mas a média de altura de áreas de 5 quilômetros quadrados.

Mapas regionais de altura de florestas já existiam, mas este é o primeiro com abrangência global. Uma das utilidades do levantamento é entender para onde vão 2 bilhões de toneladas de carbono que "sobram" nas contas dos cientistas quando se contabiliza as emissões globais. Calcula-se que 7 bilhões de toneladas de carbono são liberados anualmente pela ação humana na atmosfera.

Deste total, 3 bilhões ficam na atmosfera e 2 bilhões são absorvidos pelos oceanos. Os 2 bilhões restantes podem ser absorvidos pelas florestas, desconfiam os cientistas. Sabendo a altura média das árvores é possível estimar quanto carbono retêm.

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1608008-16052,00-MAPA+INEDI…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.