VOLTAR

Mapa das áreas protegidas

Página 22 n. 11, ago. 2007, p. 10
31 de Ago de 2007

Mapa das áreas protegidas

Desde julho, está disponível na internet uma base de dados tom informações sobre as 286 Unidades de Conservação (UCs) amazônicas do Pais (www.socioambiental.org/uc). A Caracterização Socioambiental das Unidades de Conservação na Amazônia Brasileira é uma iniciativa do Instituto Socioambiental (ISA).

"Consideramos estratégico para o trabalho de políticas públicas o agrupamento das informações sobre todas as UCs federais e estaduais em um lugar só, acrescidas de noticias e de um quadro analítico", explica Fany Ricardo, coordenadora do Programa de Áreas Protegidas do Instituto. No site, é possível ler tudo o que foi publicado a respeito de todas as unidades de conservação da Amazônia Legal. "Dessa forma, a sociedade consegue acompanhar o processo de implementação das unidades e as pressões e ameaças que sofrem. As matérias jornalísticas ajudam a entender a situação de fato, dão vida aos números e dados", diz.

O site traz uma classificação da criação das UCs por estados e por mandatos presidenciais desde 1985 - Lula está na liderança e Itamar, que não criou nem 1 metro quadrado, em último. Hoje, cerca de 20% da área amazônica está protegida, supostamente, em UCs. Desse total, cerca de 7% estão localizados nas unidades de proteção integral, como parques nacionais, reservas biológicas e estações ecológicas, e 13% em unidades de uso sustentável, como reservas extrativistas e parques nacionais. Há diversas casos de sobreposição de áreas de UCs.

O ISA busca novos financiamentos para estender o alcance do trabalho a outros biomas brasileiros, como Mata Atlântica e Cerrado. - por Maurício Araújo

Página 22 n. 11, ago. 2007, p. 10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.