VOLTAR

Mapa Cultural do Tumucumaque será apresentado hoje em Washington

Folha do Amapá-Macapá-AP
23 de Jan de 2003

O Mapa Cultural das Terras Indígenas do Parque do Tumucumaque será apresentado, em evento, na Embaixada Brasileira em Washington, hoje. O mapa, que vem sendo trabalhado desde 2001, resgata as origens, a história, costumes e sabedoria dos índios. O documento foi elaborado pela organização não-governamental The Amazon Consevation Team (ACT), em parceria com a Fundação Nacional do Índio (FunaiI) e a Associação dos Povos Indígenas do Tumucumaque (Apitu).
A ACT disponibilizou toda a estrutura para que o mapeamento cultural desses povos e regiões fosse feito. Um dos aspectos mais relevantes desse trabalho é que a realização é feita sempre em parceria com os índios. No Amapá e Pará não foi diferente. A parceria permitiu que as tribos utilizassem o conhecimento que possuem da cultura do seu povo, coletando dados, os quais eles próprios decidiram o que incluir no mapa, além dos nomes e símbolos utilizados. Para realizar as tarefas, receberam apenas as instruções dos técnicos da Ong, que ensinaram como direcionar as pesquisas e organizá-las. Dentre outros aspectos, o mapa cultural aponta as 44 aldeias da região, os locais sagrados para os índios, às áreas de caça e pesca, os igarapés, a fauna e a flora.
A apresentação do mapa será feita pelo coordenador da ACT no Brasil, Vasco Van Roosmalen. Estarão presentes na solenidade o embaixador do Brasil, Rubens Barbosa, e o presidente da ACT, Marc Plotkin. A coordenadora do Projeto Integrado de Proteção às Populações e Terras Indígenas da Amazônia Legal (PPTAL), Carola Kasburg, e o técnico Slowacki de Assis, também participarão.
O PPTAL faz parte do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7) e é um dos parceiros da ACT no Brasil. O PPTAL tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das populações indígenas e promover a conservação dos seus recursos naturais.
Onde está a ACT
A organização não-governamental ACT atua no território brasileiro há três anos. Além do Brasil, desenvolve trabalhos em países como a Colômbia, Suriname, Costa Rica e México. A ONG oferece assistência aos povos indígenas com o objetivo de preservar a cultura, a saúde, o território e sua biodiversidade. No Brasil, além do Mapa Cultural do Tumucumaque, a ACT já finalizou o Mapa Cultural dos Povos Indígenas Kamayura e Yawalapiti e possui trabalhos em andamento nos parques indígenas do Xingu, do Tumucumaque e na Terra Indígena do Rio Paru D'Este. Todos os projetos são realizados em parceria com as associações dos povos indígenas e a Funai.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.