VOLTAR

Manual do Selo Quilombos do Brasil está disponível na internet

Seppir - http://seppir.gov.br
05 de Fev de 2015

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) produziu manual referente ao Selo Quilombos do Brasil. O documento, publicado em novembro de 2014, está disponível na página do órgão e traz informações quanto à solicitação da marca, além de padronizar normas de uso.

O Selo é um certificado de origem, que visa atribuir identidade cultural aos produtos de procedência quilombola. A partir do resgate histórico dos modos de produção, a iniciativa agrega valor étnico aos produtos, contribuindo para promover a autossustentabilidade dos empreendimentos desenvolvidos nos quilombos do país.

Conforme ressalta a assessora da Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais da SEPPIR, Graça Cabral, a marca beneficia diferentes públicos. "O Selo é importante para quem produz e para quem consome. Quem consome saberá a origem do produto que está adquirindo; para o quilombola que produz, além de ser uma relevante ferramenta de identificação dos empreendimentos oriundos de suas comunidades, ele irá contribuir também para a geração de renda e de trabalho", afirma.

Graça acrescenta, ainda, que a iniciativa traz novas possibilidades de comercialização, por meio de feiras, redes de mercados, exposições e compras públicas.

Utilização do Selo

Criada no âmbito do Programa Brasil Quilombola (PBQ), a marca pode ser concedida aos núcleos de produção, membros das associações, cooperativas e a pessoas jurídicas com empreendimentos nos territórios quilombolas certificados pela Fundação Cultural Palmares.

Para autorização de uso, o(a) solicitante deve comprovar que o produto agrega saberes étnico-culturais, além da utilização de matéria-prima local e práticas de produção sócio-econômicas ambientalmente sustentáveis.

http://seppir.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2015/02/manual-do-selo-q…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.